top of page
  • Foto do escritorLEMA

TOP 5 MULHERES EMPREENDEDORAS

Escrito por Ellen Oliveira

Empoderamento feminino e Empreendedorismo são dois termos que ouvimos falar bastante ao longo dos últimos 5 anos, mas como os dois andam juntos? Vem com a #TopDaVez descobrir!



Longe do estereótipo da mulher de negócios que segura um café em uma mão e chama o táxi com a outra, enquanto corre atrasada pelas ruas de Nova York, o perfil da mulher empreendedora é bastante diversificado.Principalmente no Brasil, onde atualmente o número de mulheres no empreendedorismo é maior que o de homens. O que todas tem em comum é

a vontade de impactar a sociedade e uma forte liderança exercida.


De acordo com artigo do SEBRAE, a mulher empreendedora precisa enfrentar, além das dificuldades comuns a todo empreendedor, dificuldades relacionadas ao gênero como o desestímulo, a falta de confiança de terceiros para investir em seus negócios e o sexismo. Por isso, a #TopDaVez dessa semana vem com o objetivo de destacar e enaltecer todas a guerreiras que mesmo com a dificuldades encontradas, persistiram e hoje são exemplos em seus núcleos familiares e sociais. Separamos 5 nomes de impacto em suas respectivas áreas para representar e inspirar a todas nós que empreendemos ou desejamos empreender no futuro.


1- Alzira Ramos - Fábrica de Bolo da Vó Alzira

A história da Fábrica de Bolos da Vó Alzira começou por um problema comum a muitos brasileiros: a necessidade de complementar a renda familiar. A partir do pedido de um amigo do marido, que era proprietário de um botequim, Alzira Ramos começou a fazer bolos para vender no local. Esse foi o ponto de start de um trajetória de sucesso. Atualmente a Fábrica de Bolos da Vó Alzira é uma das maiores franquias existentes no Brasil, com mais de 200 unidades espalhadas pelo país.



2- Paola Carosella – Arturito e La Guapa

De estudante perdida recém formada no ensino médio a jurada famosa do Master Chef Brasil, a trajetória de Paola

é repleta de surpresas e dificuldades, comuns a toda empreendedora de sucesso. Em 2003 ela iniciou a carreira no empreendedorismo gastronômico com a abertura de seu primeiro restaurante, chamado Julia Cocina. Em seguida em 2008 e 2014 realizou a abertura de outros dois, que se mantém abertos até hoje e são muito conhecidos, o Arturito e o La Guapa, respectivamente.



3- Luiza Helena Trajano - Magazine Luiza

Nascida e criada no interior de São Paulo, Luiza conta em suas entrevistas que começou a trabalhar aos 12 anos no varejo porque queria ganhar dinheiro para comprar presente no Natal para as pessoas que gostava. Essa próatividade e talento para vendas, fizeram com que Luiza se tornasse um dos maiores nomes do empreendedorismo feminino ao assumir o negócio dos tios e transformá-lo, como muito trabalho e cultura organizacional, em um dos maiores negócios do varejo: Magazine Luiza.





4- Zica Assis - Beleza Natural

Há 25 anos atrás, Zica , uma ex- empregada doméstica e Leila Velez, ex-taxista e atual sócia, juntaram muita autoestima, orgulho dos seus cachos, estudo ,esforço e dedicação para criar um negócio de muito sucesso no ramo de beleza até hoje: O Beleza Natural. A partir do desenvolvimento de uma fórmula própria, Zica e Leila, conseguiram espalhar por todo país o seu carisma e cuidado no tratamento de cabelos afros. Ao longo dos últimos anos Zica e Leila receberam diversos prêmios de reconhecimento pela trajetória de sucesso das duas. Quer empreendedorismo feminino? Pega aqui!



5- Sabrina Schimidt - Pipoca de Colher

O ano era 2015 e recentemente desempregada, a carioca Sabrina, viu em uma paixão de infância a oportunidade de dar a volta por cima e criar seu próprio negócio : O Pipoca de Colher. Uma empresa especializada em oferecer várias opções de pipocas funcionais de baixa caloria e muito sabor. Em pouco mais de um ano, O Pipoca de Colher conseguiu atingir mais de 300 pontos de venda!





E aí deu pra sentir um gostinho de inspiração pra colocar aquela sua ideia no papel e começar a empreender?

Fica ligada então e #VemComaLEMA saber tudo sobre Empreendedorismo e Alimentos!



Referências bibliográficas

https://exame.abril.com.br/pme/15-mulheres-que-superaram-desafios-e-criaram-negocios-de-sucesso/amp/

https://m.huffpostbrasil.com/amp/2017/08/06/mulheres-lideram-criacao-de-novos-negocios-no-pais_a_23067321/

http://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/os-desafios-da-mulher-empreendedora,e74ab85844cb5510VgnVCM1000004c00210aRCRD#this

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/mulheres-empreendedoras/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page