top of page
  • Foto do escritorLEMA

No Mês do Natal temos: UVA PASSA!

Escrito por Caroline Bianquini

Não tem jeito! Se tratando de uva passa, só existem duas opções: amar ou odiar! Essa fruta seca sempre dá o que falar quando o fim de ano chega. De qualquer jeito, mesmo você não gostando, não dá pra negar que esse alimento é um dos mais clássicos e tradicionais do Natal.


A LEMA decidiu fazer um post especial de Natal pra te mostrar o processo de fabricação da uva passa. #VemComaLEMA aprender!


Na verdade, existem dois processos viáveis para fabricação da uva passa. O primeiro é a forma mais simples: secagem pelo sol! Primeiramente, acontece a colheita das uvas. De acordo com uma reportagem do Globo Rural, as uvas que são destinadas para esse processo (ou seja, as que não serão destinadas para consumo direto) são as uvas que não cumprem com o padrão necessário. Elas podem não estar com o peso, tamanho ou cor de acordo com o necessário, por exemplo.


Em seguida, essas uvas fora do padrão são espalhadas sobre malhas e expostas ao sol. É necessário sempre revolver as uvas para garantir que a ação do sol sobre a uva seja uniforme. As frutas permanecem nesse estado por duas a três semanas, dependendo do calor. Devido a exposição ao sol, ao final dessa etapa as uvas acabam ficando escuras, mesmo que seja a uva verde. Depois desse período de tempo, as uvas são recolhidas e direcionadas para a etapa final.



Antes de falar da etapa final, vamos voltar e falar da segunda maneira de fazer uva passa! Pode ser que você não tenha visto ainda, mas existe uva passa branca! Bem, ela não é branca, mas tem esse nome por ser bem mais clara do que a uva passa tradicional. Ela tem uma cor esverdeada/amarelada e, para que a uva fique dessa cor ,ela não pode secar ao sol, porque ela vai escurecer, se lembra?


Para fabricar uvas passas brancas, as uvas verdes são direcionadas para o seguinte processo: Primeiro, as frutas recebem um produto que retira a oleosidade da casca e ajuda no processo de desidratação. As uvas são postas em bandejas e deposita-se anidro sulfuroso sobre elas. Esse ativo ajuda a conservar a cor das uvas. Em seguida, as bandejas são levadas para os fornos, que permanecem em temperaturas por volta de 50 ºC. Essa etapa pode levar até 90 horas no total.


Agora sim, vamos parar a etapa final! Tanto as uvas passas brancas, quanto as pretas, vão seguir para classificação por tamanho, lavagem e centrifugação. Por último, temos a seleção das uvas, que pode ser feita manualmente ou com o auxílio de algum instrumento apropriado que identifica imperfeições nas frutas.


Apesar de ser um produto simples, a uva passa apresenta muitas curiosidades. Apesar de utilizarem uvas “rejeitadas”, a uva passa pode apresentar um valor 30% maior que a uva fresca. Além disso, o processo, apesar de simples, é importante e apresenta suas vantagens: a desidratação das frutas ajuda a conservar o alimento por mais tempo, além de concentrar os nutrientes presentes na uva!


Você pode não gostar de uva passa, mas aposto que foi interessantes saber mais detalhes sobre a produção desse alimento que causa muita confusão no final do ano! O que você achou? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar esse post com aquela pessoa que ama uva passa e que fala: Taca uva passa em tudo! #VemComaLEMA

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page