top of page
  • Foto do escritorLEMA

Mãos na massa com a LEMA: Bebida Probiótica


Escrito por Gabriel do Amaral

No dia 26 de junho, a Lema organizou o Workshop de bebida probiótica: leite fermentado que contou com a participação de Adriano Gomes da Cruz, doutor em Tecnologia de Alimentos, e professor do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) no Departamento de Alimentos.

O workshop teve como objetivo ensinar sobre a produção, como funciona o fluxograma do processo de produção do leite fermentado e por fim, os participantes produziram seu próprio leite fermentado!

Se interessou? Então #VemComaLEMA conferir mais um sucesso!



Teoria

Para produzir um produto de qualidade, é preciso uma boa preparação antes. Por isso, a primeira parte do evento foi destinada ao ensino da Tecnologia de Leite e derivados, processamento, definição e classificação de leites fermentados, sobre os micro-organismos envolvidos no processo fermentativo e, o mais importante, sobre processo de produção do leite fermentado, desde as matérias primas até seu envasamento nas embalagens.



Essa parte teórica também foi importante para apresentar esse ramo da indústria de alimentos e deixar todos a par do que acontece com esse delicioso alimento antes de chegar nas nossas geladeiras.

Prática

A segunda parte foi a mais aguardada, onde os participantes produziram seu próprio leite fermentado em um dos laboratórios da UFRJ. Guiados pelo professor, todos utilizaram os conhecimentos obtidos anteriormente e conseguiram produzir o alimento.

Por fim, você sabia que todo iogurte é um leite fermentado, porém nem todo leite fermentado é um iogurte? Se não, segue a definição de leites fermentados pela Instrução normativa nº 46, de 23 de outubro de 2007:

“Entende-se por Leites Fermentados os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de micro-organismos específicos.”

Isso foi um pouco do que aconteceu no nosso Workshop. Agradecemos a todos que participaram. Se você gostou e não quer perder nossos próximos eventos, fique ligado nas nossas redes sociais.

Até o próximo post!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page