top of page
  • Foto do escritorLEMA

Comunicação em processos seletivos

Escrito por Gabriel do Amaral

Em março deste ano, a LEMA organizou o “Workshop de Processos Seletivos: Comunicação” que contou com a participação de Laila Wajntraub, fundadora e Presidente do Clube da fala, Fonoaudióloga, Professora de Oratória e Coach Psicologia Positiva.


Foram dois dias de puro aprendizado e prática que abordaram técnicas, dicas e ferramentas para enfrentar os tão temidos processos seletivos.



Durante o Workshop, foram apresentadas técnicas para controlar o nervosismo ao falar em público e sob pressão, situações comuns em dinâmicas de grupos e entrevistas; formas de apresentação pessoal; dicas para transmitir seriedade e profissionalismo entre outros. Ficou curioso? #VemComaLEMA aprender um pouco do que foi ensinado!



Marketing pessoal

É a forma coerente e planejada de promover sua própria imagem, o famoso “vender o seu peixe”. Está relacionada diretamente a sua reputação, ou seja, como você é visto e avaliado pelas outras pessoas.


Para um bom marketing pessoal é indicado falar um “mini currículo” com: nome, formação, experiências e motivo pelo qual escolheu ingressar na instituição. O discurso deve ser autêntico e expor seus méritos e realizações.


Conduta ao falar

Manter a calma é sempre importante. É inconsciente discursar de forma apressada quando nos sentimos pressionados, a fim de nos livramos desta situação. Contudo, isto deve ser evitado. Não tenha pressa para terminar: respire o mais tranquilo que puder. Técnicas de respiração são úteis para aliviar o estresse. Uma delas chama-se “técnica da Flor e da Vela” e consiste em inspirar o ar pelo nariz durante 4 segundos e expira-lo pela boca, contando entre 6 e a 8 segundos. Com uma boa conduta ao falar, não demonstrará instabilidade emocional para o público.


Além disso, é ideal adequar a intensidade da voz de acordo com o ambiente, sempre com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter o interesse dos ouvintes e evitando tons altos e baixos demais e ritmos rápido e devagar.


Expressão corporal

Não é apenas a comunicação verbal que transmite informações sobre a gente. A expressão corporal é a forma de comunicação das emoções e pensamentos através de gestos, expressões faciais e postura.


Sempre que possível, é conveniente manter as mãos no nível da cintura e livres para gesticular de forma natural e sincronizada com o assunto em questão. Também, caso a situação permita, andar com determinada frequência (como em palestras e seminários).



Isso foi um pouco do que aconteceu no nosso Workshop. Agradecemos ao Clube da Fala e participantes que contribuíram para a história da LEMA. Se você gostou e não quer perder nossos próximos eventos, fique ligado nas nossas redes sociais.

Até o próximo post!


Referências Bibliográficas

http://www.clubedafala.com.br

http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/qual-conceito-marketingpessoal/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page