top of page
  • Foto do escritorLEMA

Metas SMART: estabeleça metas da maneira certa para realizar suas resoluções de Ano Novo!

Escrito por Caroline Bianquini

Ano novo e novas metas para alcançar


Você é uma pessoa que decidiu mudar de vida em 2021 e fez uma lista com todos os objetivos que quer alcançar esse ano?


Quando um ciclo termina, é normal nós procurarmos fazer mudanças e buscar melhorias para o ciclo seguinte. Nada melhor que o costume de fazer resoluções de ano novo para mostrar isso.


Entretanto, pode ser confuso tirar a ideia da cabeça e estabelecer objetivos definitivos e concretos. Afinal, é preciso saber com detalhes o lugar que você pretende chegar para que de fato você o alcance.


Para te ajudar a estabelecer metas realistas que podem facilitar o seu caminho até o seu objetivo final, a LEMA vai te explicar como utilizar a ferramenta SMART para que você possa traçar metas mais concretas. #VemComaLEMA


Metas SMART


Essa é uma ferramenta utilizada por empresas para estabelecer metas, mas é possível fazer uma interpretação do seu conceito e adaptá-la para a nossa vida pessoal. Continue lendo para entender com exemplos de como as suas metas devem ser determinadas!


S: Specific = Específico

Caso você não tenha um objetivo claro e bem definido, pode ser muito difícil trilhar um caminho até ele. Talvez você fique confuso ao determinar os passos que é preciso dar e você pode ficar desorientado. Por isso, seja específico! Por exemplo, não fale apenas “Eu quero falar francês.”, mas diga “Eu quero conseguir ter conversas básicas do dia a dia em francês (no restaurante, em uma loja, etc)”


M: Measurable = Mensurável

Pode ser difícil avaliar se você alcançou o seu objetivo ou não, por isso é interessante ter algum meio de medir o seu resultado. Se o seu objetivo é economizar dinheiro, registre suas finanças do mês em uma planilha ou em um caderno. Você vai conseguir avaliar se conseguiu ou não guardar dinheiro, e o quanto você guardou!


A: Achievable = Atingível

Sonhe alto, mas seja realista. Quanto maior o resultado, maior o esforço/tempo que será necessário. Portanto, tenha isso em mente para não se decepcionar. Não será bom para você querer fazer uma mudança muito drástica e não conseguir atingir o que você estabeleceu. Isso pode acabar te desmotivando e fazendo você desistir de ir atrás da sua meta.


R: Relevant = Relevante

Às vezes, nos empolgamos com as possibilidades e esquecemos de avaliar se aquilo é realmente relevante para nossa vida. Um exemplo é encontrar muitos cursos online de graça e querer fazer todos. Entretanto, todos aqueles cursos vão realmente agregar valor para você? Fazer um curso de programação é relevante para alguém que quer ser veterinário, por exemplo?


T: Time based = Temporal

Não deixe suas metas sem prazo! Se você não estabelecer um tempo limite, a sua meta pode levar tanto 1 dia como 10 anos para ser atingida. Lembre-se aqui também que é preciso ser realista! Estabelecendo uma data limite, você ficará comprometido a correr atrás do objetivo para cumpri-lo antes do prazo.


Exemplo de meta SMART




Lembre-se que a ferramenta SMART deve ser utilizada de modo a facilitar a criação de metas, de modo que as mesmas fiquem mais claras, objetivas e concretas. Não fique preso a um passo a passo, mas se baseie nas ideias para te ajudar nessas resoluções de Ano Novo!


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga a LEMA nas redes sociais (Instagram e Facebook)!


Referências


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page