top of page
  • Foto do escritorLEMA

Empreendendo em Doces e Chocolate com a LEMA

Escrito por Dayanandra Pereira

Nos dias 05 a 09 de março a LEMA realizou o Curso: Princípios de Empreendedorismo em Doces e Chocolate, um Curso completo com o objetivo de capacitar os participantes a estruturarem um Negócio na área. Não deu tempo de se inscrever e quer saber mais? Ou já está com saudades? #VemComaLEMA ficar por dentro do que rolou nessa semana.


No Curso os módulos foram divididos em: Introdução, Produção, Modelo de Negócio, Reinventando o seu Negócio e Conexão.


Introdução

Aqui foram abordados a definição dos principais doces e tipos da culinária brasileira e dos chocolates, o histórico e um pouco sobre o mercado desses alimentos. Esse módulo foi ótimo para contextualizar os participantes nesse mundo tão doce onde foi aplicado em paralelo com alguns tópicos do próximo módulo.



Produção

Para estruturar esse módulo pensamos: O que um empreendedor precisa saber para ter o mínimo de conhecimento de produção?

Dessa forma trouxemos a produção propriamente dita dos principais doces da culinária brasileira e chocolate. Para a produção de chocolate o aprendizado foi com a Quetzal e a produção de doces com a Jutisserie.

Além de conhecimentos fundamentais como aditivos químicos, controle de qualidade, embalagens, rotulagem nutricional, dimensionamento da produção e logística. Foram abordagens gerais que deram uma noção e sanaram as dúvidas principais dessa área. Nossos queridíssimos parceiros foram: prof. Daniel Perrone, Fórmula Consultoria e profa. Mariana Moreira.



Modelo de Negócio

Para ter sucesso não basta produzir é preciso saber gerenciar e esse objetivo foi atingido com esse tópico. Os assuntos abordados foram gestão de negócios: marketing, administrativo e financeiro pelos parceiros topíssimos: Felipe Cabral, João Paulo, Opção Consultoria, Fluxo Consultoria e Ayra Consultoria. Além de uma super palestra do advogado Gustavo Coelho sobre legislação e aspectos tributários.



Reinventando seu negócio

O módulo foi aplicado pela Garagem Get Up com o objetivo de reinventar os negócios tipicamente tradicionais e o feedback foi incrível.


Conexão

Para contribuir com o Networking a parte prática foi um Concurso: Brigadeiro Challenge onde os participantes desenvolveram um brigadeiro alcoólico com um contrato de distribuição para a Chopada: Boom da Calourada. O brigadeiro vencedor foi da Carolina Camimi com castanhas e a tão amada caipirinha, além disso, teve brigadeiro de cerveja de gengibre e de Jurupinga (#Poderosos).

O Concurso teve como patrocinadores do prêmio o DAEQ, Cantina do Betão e Paulinho Doces (agradecemos mais uma vez o apoio!).


Deu para perceber que esse Curso foi sucesso, né? Agradecemos a todos os parceiros, participantes e membros que fizeram desse Projeto mais um sucesso para a história da LEMA. Se você quer saber mais sobre nós e não perder os nossos Projetos fique ligado nas nossas redes sociais, até o próximo post! #VemComaLEMA que é sucesso!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page