top of page
  • Foto do escritorLEMA

Empreendedorismo é aqui!

Escrito por: Dayanandra Pereira | Publicado originalmente em: 08.12.2017

No mês passado ocorreu o Circuito de Empreendedorismo (CE), foram dois dias incríveis voltados para o empreendedorismo na área de doces e chocolate, se você não foi ou quer relembrar o que rolou #VemComaLEMA que esse post é puro empreendedorismo!

O Circuito teve como principal objetivo trazer conhecimento e dicas para empreender na área de doces cultivando e florescendo a cultura do empreendedorismo. Na programação teve mesa redonda e palestras com a presença de empreendedores de diferentes estágios com atuação dentro e fora da UFRJ.


No dia 14 de novembro a mesa redonda foi composta por quatro microempreendedores com pontos de venda na UFRJ, Isadora Chiquetto (fundadora da ADora Palhas), Eduardo Lascasas (fundador do Brigadeiros do Dudu), Matheus Machado (fundador do Cookie do Matheus) e Ana Furtado (representante da Ô Maria Doces)

A mesa redonda abordou os seguintes pontos: motivação inicial e metas, os desafios de empreender durante a graduação/em tempos de crise e várias dicas para começar um negócio.

Enquanto no dia 16 de novembro aconteceu duas palestras do Reynaldo Machado (co-fundador da Gravetto) sobre a “essência de empreender” e Eduardo Britto (gestor do Katz Chocolates) sobre “como consolidar um negócio”.


Por onde começar a empreender? O #VemComALEMA dessa sexta reuniu as melhores dicas que foram passadas no CE.


1. É preciso encontrar sua área

A paixão pode mover montanhas e no mundo dos negócios não é diferente, a principal dificuldade para os iniciantes é encontrar a área certa.

Está em dúvida? Vale a pena fazer estudos de caso, conhecer as oportunidades e os concorrentes do mercado em questão. E claro perceber as lacunas da área para conseguir se diferenciar/inovar e ter o destaque com seu produto/serviço.


2. Encontre as pessoas certas

Para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter uma boa equipe com pessoas dedicadas, motivadas e com vontade de crescer junto (desperte o líder que há em você!). A essência de empreender está na equipe alinhada com a missão, visão e os valores do negócio.


3. Faça um planejamento estratégico e defina metas

Uma das principais dicas da mesa redonda foi: tenha um planejamento estratégico, um dos principais pontos é o planejamento financeiro que deve ter o investimento inicial, os gastos, lucros e as variáveis (é muito importante buscar fornecedores de qualidade com bons preços).


É fundamental para o crescimento profissional saber o andamento do projeto conhecendo os pontos a serem melhorados e os já conquistados, por isso a organização estrutural deve conter um bom planejamento com o balanço financeiro e metas a curto e longo prazo.


4. Estude o assunto e o mercado alvo

Para fazer a diferença é preciso conhecer sobre a sua área, administração e empreendedorismo, por isso é válido participar de eventos, cursos, workshops, palestras e similares.

Há também diversos cursos voltados para o empreendedorismo (até gratuitos), lembre-se todo aprendizado que você adquire é um investimento no seu negócio.


5. Acredite

Não há fórmula certa para o sucesso, saiba que a trajetória irá variar então dê o seu melhor e lute (e se desafie) para que a sua marca seja a melhor a cada dia. Foi falado na mesa redonda sobre a importância de se inspirar na marca tal ou no empreendedor x, mas busque antes de tudo deixar uma boa marca para no futuro ser a inspiração.

É preciso saber que nem tudo serão flores, nos momentos difíceis deve-se ter um toque de otimismo focando no planejamento e nas metas estabelecidas (e as já conquistadas).


Para finalizar o post vou deixar essa frase maravilhosa do Augusto Cury: "Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”


Espero que esse post faça diferença na sua história e floresça o empreendedor em você, até a próxima!

Se quiser saber mais sobre empreendedorismo clique aqui!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page