top of page

Vamos falar sobre macarrão instantâneo?

  • Foto do escritor: LEMA
    LEMA
  • 27 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura
Escrito por: Dayanandra Pereira | Publicado originalmente em: 10.10.2017

O post da #CuriosidadeDaTerça de hoje é pura Engenharia de Alimentos (<3)... Não dá para falar de Indústria de Alimentos sem falar da praticidade que ela nos proporciona diariamente. Com a pressa diária os alimentos industrializados nos salvam da melhor forma com sabor e qualidade, o macarrão instantâneo é um exemplo disso.


Créditos: Pornpen Suechaicharoen/Shutterstock


O criador do produto é o japonês Momofuku Ando, os japoneses valorizam tanto a criação que no país tem até o Museu do Lamen em Yokohama. Segundo a WINA (Associação Mundial de Macarrão Instantâneo) a China é o maior consumidor de macarrão instantâneo do mundo, o Brasil aparece na décima posição do consumo global.


O produto tem em sua composição farinha de trigo, gordura vegetal, sal e aditivos químicos, como regulador de acidez, estabilizante e corante, logo, é uma fonte de carboidratos e gordura. O macarrão instantâneo, como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação.


Como qualquer macarrão ele é feito por um processo chamado de extrusão, que é uma combinação de operações unitárias (etapas básicas de um processo) incluindo a mistura, cozimento, amassamento, cisalhamento, formação e moldagem. O que torna possível a obtenção de diferentes formas de massa.

Depois da etapa de extrusão o macarrão instantâneo é pré-cozido, isto é, ele é cozido em água e depois é frito, etapa fundamental para retirar a água. Por isso, que é possível ter o preparo em casa por apenas três minutos.


Para quem segue a linha fit/hispter/diferentão vale fazer diferentes harmonizações com a massa (molhos, legumes, proteínas e afins), o importante é não passar fome. Você também tem o alimento como curinga de todas as horas? Até o próximo post!


Referências bibliográficas

ASCHERI, J. L. R. Extrusão. Disponível em:<www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fid5sgie02wyiv80z4s473wy7guo3.html>

WINA. Disponível em: <http://instantnoodles.org/en/index.html>

Por que o macarrão instantâneo cozinha tão rápido?. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/por-que-o-macarrao-instantaneo-cozinha-tao-rapido/#>

Macarrão Instantâneo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Macarr%C3%A3o_instant%C3%A2neo>

Comments


Entre em contato

 

lema@eq.ufrj.br

lemaoficial.com.br

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Siga a gente

© Criado em 2017 por LEMA.

bottom of page