top of page
  • Foto do escritorLEMA

PANC - Plantas alimentícias

Escrito por Pedro Brito

Você já ouviu falar sobre PANC? PANC são plantas alimentícias não convencionais. Esse grupo consiste de plantas comestíveis que surgem espontaneamente em alguns locais, como quintais e canteiros, mas não são consumidas por serem vistas como ervas daninhas ou simplesmente por falta de conhecimento.

Se pararmos para pensar nos vegetais que consumimos diariamente, como alface, tomate e pimentão, eles todos apresentam algo em comum: são todos estrangeiros. Devido ao nosso conservadorismo alimentar, perdemos a oportunidade de nos alimentarmos com diversos sabores e texturas diferentes, simplesmente por falta de curiosidade ou estímulo. Enquanto que apresentamos algo em torno de dez mil espécies com potencial alimentício, nos restringimos a ingerir apenas 170 delas.

Vamos dar alguns exemplos de PANC agora, então da próxima vez fique atento quando for à feira e compre ou encomende uma PANC. Mas lembre-se, não é seguro consumir plantas que se encontram em canteiros próximos a ruas muito movimentadas devido a poluição. Antes de consumir algo, verifique se o vegetal é de fato uma PANC.


PEIXINHO


O peixinho-da-horta (Stachys bizantina) é reconhecido pelas suas folhas peludas e acinzentadas, podendo funcionar tanto como uma planta ornamental ou para consumo humano. Se frita, apresenta um sabor suave de peixe frito.


TAIOBA


Um pouco mais conhecida que as outras plantas aqui citadas, a Taioba é uma das maiores verduras conhecidas, podendo chegar a um metro. Ela é amplamente utilizada na culinária no interior do país, acompanhando pratos como creme de milho e feijão, podendo se utilizar tanto suas folhas como sua raiz. É importante ressaltar que a taioba só pode ser consumida cozida, pois crua pode pinicar a boca.



BELDROEGA



Conhecida pelo seu alto teor de ômega-3, potássio, cobre, magnésio e vitamina A, a beldroega é uma PANC famosa e facilmente identificável. Esse vegetal já é muito utilizado na culinária em Saladas e ensopados. É muito fácil encontrar exemplares dessa planta por ai, devido ao pequeno tamanho de suas sementes, é possível encontrar essa planta em frestas de calçada, por exemplo.

Esperamos que você se sinta mais confortável em experimentar novos vegetais! Quando for a alguma feira ou restaurante, não deixe de provar essas iguarias nacionais. Curtiu? Então #VemcomaLEMA e fique atento aos próximos posts!


Bibliografia


https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2017/08/ofuturo-pertence-panc.html

https://www.mundoboaforma.com.br/tudo-sobre-panc-plantas-alimenticias-naoconvencionais/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/5387-pancs-asplantas-nao-convencionais-que-tambem-podem-ser-consumidas-naalimentaasao.html

http://www.matosdecomer.com.br/search?q=peixinho


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page