top of page
  • Foto do escritorLEMA

Uma tradição deliciosa

Escrito por Pedro Brito



Poucas coisas combinam tão bem quanto chocolate e o dia dos namorados. É muito comum nessa data presentearmos alguém especial com esse doce. Mas de onde veio essa tradição?


Primeiramente, é importante comentarmos sobre a parte científica do chocolate. Vários cientistas apontam os benefícios desse doce, como o fato de fazer bem ao coração, ser rico em nutrientes, abaixar a pressão sanguínea e ser possivelmente um alimento afrodisíaco (apesar de existirem cientistas que discordam). Mesmo considerando que o chocolate contém triptofano e feniletilamina, compostos químicos que atuam no centro de prazer e recompensa do cérebro, estes se encontram em concentrações muito baixas para apresentar qualquer tipo de efeito no desejo sexual.

Contudo, a relação entre chocolate e amor não é algo recente. A civilização asteca considerava o cacau um “alimento dos deuses”, inclusive acredita-se o imperador Montezuma consumia cacau em excesso de forma a melhorar seus encontros sexuais. Após a invasão dos espanhóis na América Latina,o chocolate se tornou um fenômeno na Europa. No início de 1600, era muito comum demonstrar apreciação aos outros dando chocolate.


Durante a Era Vitoriana era muito comum utilizar esse doce como uma ferramenta de sedução. Dizia-se que por instinto os jovens pretendentes sabiam que a melhor arma de seu arsenal para conquistar as mulheres eram caixas de chocolate. Livros de etiqueta e anunciantes de chocolate reforçavam esse tipo de visão, que uma troca de chocolates era o equivalente a uma declaração de amor. Além disso, vendia-se a imagem que quanto mais se gastasse, maior a intensidade do amor envolvido. Essa correlação entre flertes e amor era tão forte durante esse período, que era considerado um tabu uma mulher aceitar chocolate de homens que não eram nem seus parentes ou conjugues.

Ainda bem que hoje em dia as regras de etiqueta para se aceitar chocolate no dia dos namorados não existem mais, não é mesmo? Mesmo sem apresentar nenhum efeito afrodisíaco confirmado, quase todos ficam muito felizes em receber uma caixa de chocolate nesse dia, fica ai a dica para quem ainda não sabe o que dar no dia de hoje. Curtiu? Então fique atento aos próximos posts e #VemComaLEMA

Referências


https://www.elitedaily.com/p/why-do-we-give-chocolate-on-valentines-day-heres-thehistory-between-chocolate-love-8088706

https://www.independent.co.uk/life-style/food-and-drink/valentines-day-2017-why-givechocolates-14-february-date-relationship-romance-a7577181.html

https://malleys.com/blog/valentines-day-chocolate-tradition/


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page