top of page
  • Foto do escritorLEMA

Um outro olhar para o chocolate

Escrito por: Dayanandra Pereira | Publicado originalmente em: 19.09.2017

O chocolate é o principal produto do fruto do cacaueiro Theobroma cacao, mais conhecido como cacau, essa transformação envolve diversas etapas da matéria prima desde a colheita até a secagem (#spoiler). O chocolate é muito consumido, nacionalmente e internacionalmente, e isso está ligado as características sensoriais marcantes do produto e a relação de prazer e bem-estar obtidas.


O brasileiro ama chocolate e as pesquisas confirmam isso... Uma pesquisa de 2013 da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) revelou que 75% da população consome o alimento e 35% não troca o chocolate por nenhum alimento ou bebida. Teve também uma pesquisa de 2016 da dunnhumby, agência especializada em ciência do consumidor, apontando que o brasileiro consome 2,5 kg de chocolate por ano, o equivalente a 16 barras, aproximadamente, de 150g por ano.

Além do prazer o consumo moderado do chocolate associado a hábitos de vida saudáveis faz bem para a saúde. O cacau tem em sua composição química as catequinas que possuem efeito de atividade antioxidante reduzindo o risco de doença cardiovascular. Enquanto o chocolate apresenta na composição os polifenóis que constituem antioxidantes poderosos, prevenindo, por exemplo, o envelhecimento precoce.

Mas tudo em excesso faz mal (até a água) e como dizia Paracelso (médico e físico do século XVI): “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Com chocolate não é diferente há uma dose letal e a mesma é do consumo de 10 kg de uma vez (ou aproximadamente 67 barras de 150g). Uma dose quase impossível de ser consumida.


Quer saber mais sobre chocolate? Fique ligado aqui no blog e na nossa página! Em breve terá mais informações. Ah, e lembre-se o ciclo de chocolate e doces da LEMA está cada vez mais próximo. Até o próximo post!


Referências bibliográficas

ABICAB. Brasileiro ama chocolate. <www.abicab.org.br/brasileiro-ama-chocolate-2/>

AZEVEDO, Rita. A relação do brasileiro com o chocolate. Disponível em: <exame.abril.com.br/brasil/a-relacao-do-brasileiro-com-o-chocolate/#>

BASHO, S. M; BIN, M. C. PROPRIEDADES DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E SEU PAPEL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES. Disponível em: <http://www.unigran.br/interbio/paginas/ed_anteriores/vol4_num1/arquivos/artigo7.pdf>

RUFINO, M. S. M. Propriedades funcionais de frutas tropicais brasileiras não tradicionais. Disponível em: <http://pct.capes.gov.br/teses/2008/23003014011P0/TES.pdf>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page