top of page
  • Foto do escritorLEMA

Sorvete, Sorbet ou Gelato?

Escrito por Gabriel Motta

Uma Curiosidade bem Rapidinha

A vida está corrida para todo mundo, muitas tarefas do trabalho, cuidar de casa, estudar… são tantas coisas que ficamos até cansados só em pensar, não é mesmo? Mas não podemos deixar que nossas vidas consumam todas as nossas horas. Temos que nos divertir também, e não há nada melhor do que ler mais uma Curiosidade de Terça. Então #VemComaLEMA e pegue seu sorvete! Ou seria sorbet? Talvez gelato?



SORVETE, SORBET OU GELATO?

O verão já passou, mas nunca é fora de época para falar de um assunto tão gostoso e consumido quanto o sorvete. Mas você sabia que o tradicional doce gelado pode possuir diversas composições, e cada uma delas ganha um nome especial? Começando pelo mais comum aqui nas terras tupiniquins, o sorvete é aquele clássico do supermercado, cujos potes guardamos para colocar as mais diversas coisas dentro. Há também o parente rico que mora na Europa, o gelato, o vovô de todos, o sorbet, e outros diversos. Mas não se desesperem que iremos falar de cada um deles.


SORVETE, O MAIS COMUM DO BRASIL

Quem nunca abriu a geladeira no verão depois daquele almoço gostoso na casa dos avós e se deparou com um potão de sorvete pedindo para ser aberto? E quando descobrimos que o pote é de feijão? Sim, todos nós sofremos com isso um dia. O sorvete tradicional (ou sorvete de massa) nada mais é do que água, açúcar, gordura e leite, acrescidos de aditivos que podem conferir sabor, textura e aromas característicos. O que o diferencia dos demais é que, como é desenvolvido para durar muito mais, deve ser armazenado a temperaturas inferiores a -20 ℃, o que exige que tenha mais gordura e açúcares, que impedem que ele vire um bloco de gelo. Por estarem em temperaturas tão baixas, os sorvetes também perdem um pouco do sabor, já que nosso paladar é inibido nessas condições.


GELATO, O PRIMO RICO

Se você gosta de sorvetes, então recomendamos que você experimente também sua versão europeia, mais especificamente os famosos gelatos italianos, que, ao contrário do nosso sorvete, são preparado sempre na hora, com ingredientes frescos, e servidos em temperaturas “amenas” (apenas -10 ℃), o que confere um sabor especial e texturas excepcionais. Levando apenas água, açúcar e leite, formam uma mistura e equilíbrio perfeitos para a sobremesa. É consumida praticamente todo dia, podendo inclusive conter teores de proteínas e vitaminas o suficiente para poder substituir uma pequena refeição.



SORBET, O VOVÔ DOS SORVETES

Por último, vamos prestar uma homenagem ao que possivelmente gerou todos os atuais tipos de sorvetes. Criado pelos chineses, popularizou-se na europa através dos árabes. O sorbet, que originalmente levava neve, mel e ovos, é feito apenas com água, açúcar e adicionado de algum sabor, o que confere um refrescância bem maior. Aproxima-se muito das famosas raspadinhas consumidas aqui e dos frozen e smoothies bem famosos nos Estados Unidos. Existem também muitas outras combinações de ingredientes refrigerados que são apreciados ao redor do mundo, matando o calor de muitas pessoas, formando essa grande família que tanto amamos.



Referências bibliográficas


IMAGENS

JÉSHOOTS; Dessert ice cream summer sweet​; Disponível em: <https://www.pexels.com/photo/dessert-ice-cream-summer-sweet-3631/> Acessado em 15 de abril de 2018 às 12:34.


Pixabay; Berries beverage blackberry cold​; Disponível em:<https://www.pexels.com/photo/berries-beverage-blackberry-cold-434234/>; Acessado em 15 de abril de 2018 às 12:33.


Pixabay; Cherries chilled chocolate close up​; Disponível em:<https://www.pexels.com/photo/cherries-chilled-chocolate-close-up-209424/>; Acessado em 15 de abril de 2018 às 12:30.


Tookapik; Desert strawberries glas whipped cream​; Disponível em:<https://www.pexels.com/photo/desert-strawberries-glas-whipped-cream-8382/>; Acessado em 15 de abril de 2018 às 11:37


TEXTOS

Gabriela Kimura; Gelato, sorvete ou sorbet? Entenda as diferenças entre estas delícias geladas​; Disponível em:<https://claudia.abril.com.br/gastronomia/gelato-sorvete-ou-sorbet-entenda-as-diferencas-entre-estas-delicias-geladas/>; Acessado em 15 de abril de 2018 às 11:38.


Nestlé; Sorvete Nestlé Creme Tradicional​; Disponível em:<https://www.nestle.com.br/marcas/sorvetes-nestle-marcas/sorvete-nestle-creme-tradicional>; Acessado em 15 de abril de 2018 às 12:08.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page