top of page
  • Foto do escritorLEMA

O que torna algo delicioso?

Escrito por Gabriel Alcantara Caetano Motta

Com toda a certeza, todos já falamos alguma vez a frase “Que delícia!”, que possui apenas duas palavras, mas transmite de forma clara muitos sentimentos, como satisfação, felicidade, prazer. Mas o que torna algo delicioso? Bem, para ser sincero, essa é uma pergunta muito difícil de responder, já que varia de pessoa para pessoa, mas temos alguns padrões interessantes que veremos a seguir. Fugindo um pouco do óbvio, vamos começar do final, analisando quem bate o martelo na hora de provar algo.



Os mistérios do cérebro

Tudo termina nele. É o responsável por captar todas as informações que chegam, processar e interpretar, dando uma resposta para cada situação. Não seria diferente com os gostos que sentimos. O cérebro é programado para que estejamos mais propensos a gostar de algo ou não, baseado nas experiências de vida e na genética. Por exemplo, se, quando criança, tivermos um problema gástrico logo após tomar um suco de manga, futuramente seremos propensos a evitar novamente o contato com ele. Experiências positivas, como quando ganhamos chocolates de pessoas amadas, também contribuem para que criemos laços com determinados alimentos.


Além da experimentação, outro fator importante parece vir da genética: bebês, muito antes de terem contato com

alimentos, já sentem ânsia do leite materno. Animais que vivem em regiões mais frias preferem comidas mais

calóricas. Outro exemplo, o corpo já está programado para liberar endorfina (sim, o famoso hormônio do prazer) quando comemos aquela deliciosa barra de chocolate, além de muitas outras respostas do nosso sistema nervoso.


Os mistérios por trás do cérebro também impressionam quando falamos das bactérias presentes em nosso intestino, e você pode estar se perguntando: “Mas que diabos o meu intestino tem a ver com o meu gosto por rosquinhas?”. Pois bem, jovem gafanhoto, saiba que os microrganismos que o colonizam sofrem influência direta no gosto que sente. Como já

abordados em trabalhos apresentados na São Paulo School of Advanced Sciences on Reverse Engineering of Processed Foods, existem dois tipos de bactérias que possuem preferência por alimentos mais ou menos calóricos: no fundo, elas têm um papel muito importante na sua decisão de escolha do alimento.


E chegamos na língua

Indo para um assunto que já é de domínio de grande parte dos leitores, não é mistério nenhum que tenhamos diferentes regiões em nossas línguas, responsáveis pelas sensações de salgado, doce, azedo e amargo. Mas e se eu te falar que isso está errado? O que ocorre é que existem diferentes papilas gustativas, como se fossem milhões de microlínguas dentro de sua língua, que avisam para o cérebro qual tipo de alimento você está comendo, uma para cada sabor, e elas estão espalhadas, com regiões que apresentam mais ou menos de um tipo. Outra grande enganação são os quatro sabores: não se engane, existem muitos outros. O mais recente já oficializado é o UMAMI, que já foi inclusive tópico dessa coluna e você pode conferir mais em aqui.



Então tudo começa na boca?

Outra precipitação é pensarmos isso. Muito antes de fazermos as recomendadas 20 mastigações para cada colherada de comida (não se preocupe, eu também não cumpro essa meta), entramos em contato com o alimento, através do olhar para ele e do cheiro que desperta nosso apetite. E todo esse conjunto maravilhoso de aromas, gostos, textura, cores e formas unem-se no nosso cérebro e produz o SABOR. E o que é mais saboroso do que curtir a melhor liga da UFRJ? Por isso continue nos acompanhando nas redes sociais, e #VemComALEMA matar a sua Curiosidade de Terça.


Referências

Imagens

Freepik; Schocked students with breakfast ; Disponível em: <https://www.freepik.com/free-photo/schocked-students-with-breakfast_864241.htm#term=disgustingfood&page=1&position=1> Acessado em 03 de março de 2018 às 14:45.


Freepik; Young cool woman joke close up ; Disponível em: <https://www.freepik.com/free-photo/young-cool-woman-joke-close-up_1012294.htm#term=tongue&page=1&position=5> Acessado em 03 de março de 2018 às 15:39.


Pixabay; vegetables italian pizza restaurant ; Disponível em: <https://www.pexels.com/photo/vegetables-italian-pizza-restaurant-2232/> Acessado em 02 de março de 2018 às 16:50.


Textos

Maria Antonieta Gonzaga Silva; Que gosto é esse? ; Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12876> Acessado em 03 de março de 2018 às 15:16.


Mariana Koppman; Os sentidos, o cérebro e o sabor da comida ; Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/revista/materia/id/971/n/os_sentidos,_o_cerebro_e_o_sabor_da_comida> Acessado em 03 de março de 2018 às 15:30.


Patrícia Leite; Chocolate Libera Endorfina Mesmo? ; Disponível em: <http://www.mundoboaforma.com.br/chocolate-libera-endorfina-mesmo/> Acessado em 03 de maio de 2018 às 15:10.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page