top of page
  • Foto do escritorLEMA

O doce que não pode faltar na festa junina: Pé de moleque.

Escrito por Gabriela Macedo



Esse doce encantador muitas vezes é assimilado às festas de São João, sendo considerado um dos principais alimentos presentes na mesa durante aquela festa com a família e amigos. E devido a essa importância, a LEMA te explica como ele é produzido!


Por que “Pé de Moleque”? Saiba um pouco da história

O Pé de Moleque chegou à Europa durante a Alta Idade Média trazida pelos Árabes durante suas incursões pela Península Itálica. Ele, inicialmente, era produzido com amendoim e mel de abelhas. Esse alimento divergiu pelo mundo com diferentes nomes e incrementos. O pé de moleque chegou ao Brasil no século XVI com a vinda da cana-de-açúcar na Capitania de São Vicente. Existem duas vertentes para explicação desse nome. Uma delas é que diziam que o doce depois de pronto ficara com a cor e aspecto dos pés dos meninos que ficaram correndo descalços pelas ruas de terra batida. A outra explicação é que as crianças viviam perturbando as cozinheiras para conseguir um pouco de doce e elas diziam “Pede, Moleque!”. Atualmente, Minas Gerais é um dos maiores produtores caseiro de Pé de Moleque.

Matérias Primas e mistura do processo artesanal

Um de seus principais componentes é a “garapa” que é caldo da cana-de-açúcar. Quando aquecida até uma determinada temperatura ela vira a conhecida rapadura. Durante o processo de produção caseira do pé de moleque a guarapa é aquecia até formar a rapadura previamente derretida. Nele é adicionado amendoim torrado e moído. A mistura é colocada lentamente no fogo baixo até alcançar o ponto da quebra da cristalização e depois disso deve ser imediatamente colocada em uma superfície lisa e fria, o uso de um tacho de cobre é o ideal. Logo depois de resfriado ele adquire uma textura macia devido à junção com os óleos contidos nos amendoins. Pra que fique menos duro é recomendável colocar outros grãos, para que tais quebrem a resistência do cristal.


Industrialização e produção

Nesse caso são utilizadas máquinas devido à linha de processo que é capaz de aumentar a produção. As matérias primas e a mistura são idênticas à produção artesanal. Depois dos ingredientes misturados, a mistura formada é colocada na linha de processo composta pelos equipamentos descritos abaixo.


Equipamentos que Compõem a produção de Pé de Moleque

1. Transportador Resfriador de Massa 2. Laminador Formador de Tapete 3. Calibrador Formador de Tapete 4. Conjunto de Ventiladores para Resfriamento 5. Facas Rotativas Longitudinais 6. Guilhotina Transversal

1) Transportador Resfriador de Massa

Função: transportar e resfriar a massa que passou pelo equipamento número 2


Transportador Resfriador de Massa

2) Laminador Formador de Tapete

Função: laminar a mistura do pé de moleque, ou seja, é formar uma camada fina dessa massa adicionada. Contudo, como é utilizado um cilindro quente a camada formada é totalmente disforme, assim sendo, podemos considerar este equipamento mais como um dosador do que um laminador propriamente dito. Nestes tipos de massa a formação da camada ocorre no Calibrador Formador (número 3).


Laminador Formador de Tapete

3) Calibrador Formador de Tapete

Função: calibrar a espessura da camada formada no equipamento de número dois.


Calibrador Formador de Tapete

4) Conjunto de Ventiladores para Resfriamento

Função: resfriar a camada depois que passa pelo equipamento de número 3 para ser cortada nas facas rotativas (corte longitudinal) e guilhotina transversal.


5) Facas Rotativas Longitudinais

Função: cortar longitudinalmente a camada da massa formando e tiras que serão cortadas na guilhotina transversal (equipamento 6).


Facas Rotativas Longitudinais

6) Guilhotina Transversal

Função: cortar transversalmente o produto cortado no equipamento 5, a partir disso o pé de moleque tem a sua forma final para ser embalada em uma embaladora.


Guilhotina Transversal

Esse vídeo mostra cada etapa desse doce maravilhoso, dá só uma olhadinha!


É desse modo que o queridinho das festas juninas, julinas e até mesmo agustinas é feito para chegar com muito amor e sabor à sua mesa! Gostou de conhecer esse processo? Então fique de olho no blog da LEMA para conhecer a produção de muitos outros alimentos! #VemComaLEMA



Referências

Paraíso na Cozinha.Disponível em: <http://paraisodacozinha.com.br/pe-de-moleque-tradicional/>

Logis Market. Disponível em: < https://www.logismarket.ind.br/azzure/esteira-transportadora-de-corrente/1904320591-4846246917-p.html>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page