top of page
  • Foto do escritorLEMA

O clássico da cozinha

Escrito por: Dayanandra Pereira | Publicado originalmente em: 03.10.2017

O leite condensado é o clássico da culinária brasileira e a base de muitos doces tradicionais, como o brigadeiro. Tem na sua composição leite, açúcar e lactose e é obtido por evaporação da água, nesse processo é retirado 60% de água. Quer saber mais? A #CuriosidadeDaTerça dessa semana conta para você a história!


Do leite concentrado para leite condensado... A descoberta do leite concentrado se iniciou em 1795, quando a França, sob o comando de Napoleão e em guerra, solicitou uma nova forma de conservar alimentos para enviar as tropas. Naquela época Nicholas Appert, inventor francês, pesquisava sobre e, após 15 anos, achou a solução.

Appert cozinhou o leite em uma chaleira aberta por determinado tempo, colocou o produto em uma lata que foi fechada hermeticamente e repetiu o aquecimento com o leite na lata. Appert conseguiu descobrir uma técnica de conservação pelo calor utilizada até hoje, a apertização, em uma época em que os micro-organismos eram desconhecidos.


Do concentrado para o condensado... Em 1828, o inventor francês Malbec aplicou o método de Appert ao leite fresco para criar o leite condensado e expandiu pela Europa chegando, em 1853, aos Estados Unidos por Gail Borden Jr. que patenteou o método. Com a guerra civil americana, iniciada em 1861, o leite condensado atingiu seu ápice com grande sucesso comercial sendo um alimento nutritivo para as tropas americanas.


No século 19 e inicio do século 20 o leite condensado era comercializado, com ou sem açúcar, e divulgado como um tipo de leite mais puro devido à retirada de água e considerado mais adequado nas condições higiênico-sanitárias por ser produzido pela Indústria de Alimentos.

Por isso, antes da invenção da geladeira doméstica era vendido como substituto do leite fresco. As crianças tomavam o mesmo diluído em água na mamadeira sendo recomendado por médicos nos anos 1920-1930 como alimento infantil ideal como substituto do leite materno.

Há registros que o leite condensado chegou ao Brasil em 1871 e não demorou muito para passar de substituto do leite fresco para ingrediente principal das sobremesas.


De uma necessidade de ter alimentos seguros para as tropas para o coração dos amantes de doces. Você imaginou essa história para o leite condensado? Fique ligado no blog para saber mais!


Referências bibliográficas

AGUIAR, V. As fantásticas mamadeiras de leite condensado (ou uma história do brigadeiro). <https://lembraria.com/2017/02/03/as-fantasticas-mamadeiras-de-leite-condensado-ou-uma-historia-do-brigadeiro/>

Leite condensado. Disponível em:<www.omundodaquimica.com.br/curiosidade/leite-condensado>

VIEIRA, V. Como se condensa o leite condensado?. Disponível em:<https://super.abril.com.br/saude/como-se-condensa-o-leite-condensado/>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page