top of page
  • Foto do escritorLEMA

Nestlé: uma breve história da maior empresa de alimentos

Escrito por: Gabriel Motta

EU NASCI HÁ 150 ANOS...

Foi da genialidade de dois americanos, Charles e George Page, que um dos maiores impérios da indústria de alimentos começou a ganhar forma. Na comuna suíça de Cham, em 1866, a empresa Anglo-Swiss Condensed Milk Co., futuramente Nestlé, começava a produzir seu primeiro grande sucesso, o Milkmaid (não está reconhecendo? Talvez se eu disser seu nome brasileiro ajude: o saudoso Leite Moça). A sua concepção era simples: eles precisavam de uma alternativa de longa 2 duração para o leite fresco, então porque não retirar a água, principal contribuinte para a degradação de alimentos? Foi pensando nisso que eles chegaram então na fórmula do doce mais famoso do mundo (já teve post aqui no blog).


QUANDO AS MENTES SE ENCONTRAM

Você pode estar sentindo falta do nome Nestlé nessa história, mas já vamos chegar nela. Paralelamente aos desenvolvimentos dos irmãos Page, o nascido alemão Heinrich Nestlé desenvolvia um novo produto que iria colaborar para combater as altas taxas de mortalidade infantil que acometiam a Europa à época, a farinha láctea. Surgiam então duas grandes concorrentes. Nos anos posteriores, a Anglo-Swiss Condensed Milk Co. adicionou em seu portfólio o já famoso alimento infantil e, por sua vez, a Société Farine Lactée Henri Nestlé, o leite condensado. Depois de anos de disputas intensas pelos mercados mundiais de alimentos, as duas empresas apresentavam basicamente os mesmos produtos, utilizando os mesmos ingredientes, e possuíam grande apreço popular. Apesar da inevitável fusão que se encaminhava, foi somente em 1905, seis anos após a morte de George Page (contrário ao processo de aliança), que as duas finalmente tornaram-se o que hoje é conhecida como Grupo NESTLÉ®.


NEM TUDO SÃO FLORES

Qualquer empreendimento de mais de um século de vida pode possuir diversos eventos que despertam controvérsias e com a Nestlé não foi diferente. Em 07 de julho de 1977 um grande boicote foi anunciado à empresa por sua campanha agressiva de substituição da amamentação pelos seus produtos lácteos. As propagandas foram focadas na população mais pobre dos países de terceiro mundo, desagradando consumidores do mundo todo principalmente dos Estados Unidos e Europa.

Em 2005, uma série de denúncias contra a continuidade da exploração de trabalho infantil nas plantações de cacau voltou a assombrar a empresa. Segundo a International Labour Organization's Convention 182, o regime de trabalho era classificado como a “pior forma de trabalho infantil”. Em 2015, novas denúncias de trabalho forçado surgiram, dessa vez em relação aos produtos derivados de frutos do mar na região da Tailândia. Estes são alguns pontos negativos que prejudicam a imagem dessa gigante que é a Nestlé.


MAS AINDA HÁ FLORES

Imaginar que uma grande empresa, com anos de história, diversas filiais e braços por todo o mundo sairia limpa e sem escândalos durante toda a sua vida de mercado é um tanto ingênuo. Não podemos esquecer que a empresa retratou-se e por diversas vezes tomou atitudes contra a própria conduta, e, além disso, possui diversos trabalhos sociais pelo mundo. São tantos que poderia virar um artigo novo por si só.

Para não passar por palavras vazias, segue alguns deles: fundação da World Cocoa Foundation e o programa Rural Development Framework, que preza pelo desenvolvimento sustentável das regiões de produção de cacau, desenvolvendo a comunidade e o meio ambiente, Creating Shared Value, um programa que é baseado no tripé água-nutrição-desenvolvimento rural, e muitos outros. São muitos os prêmios que ela ganhou também. Global Food Industry Award, melhor empresa empregadora na Suíça (em 2011) e o Malcolm Baldrige National Quality Award são alguns exemplos desse grande legado que a empresa vem deixando com o tempo, desde os dois irmãos sonhadores até o império que hoje se formou.


A Nestlé é uma empresa de alimentos muito poderosa e o Grupo Nestlé é dono de diferentes marcas, as mesmas podem ser observadas no próximo mapa.


Não é por menos que todos amamos seus deliciosos produtos, desde o já tão mencionado leite moça, passando por deliciosos chocolates, até o cafezinho diário. A Nestlé, sem dúvida alguma, faz parte do dia-a-dia de cada um de nós (e não se trata de mero merchan, mas seria muito bom: Nestlé, patrocina nós!).

Gostou do post? Fique ligado no nosso Blog LEMA para mais conteúdo desse tipo.


Referências bibliográficas

Humans Are Free; Nestlé is One the Most Evil Corporations in the World​; Disponível em: <http://humansarefree.com/2017/05/nestle-is-one-most-evil-corporations-in.html>

Nestlé; Conhecendo a história da Nestlé no Brasil e no mundo​; Disponível em: <https://www.nestle.com.br/a-nestle/historia>

Nestlé Global; A condensed history: the Page brothers and Anglo-Swiss​; Disponível em: <https://www.nestle.com/aboutus/history/nestle-company-history/page-brothers-anglo-swiss>

The Council of Canadians; Boycott Nestlé - protect the water!​; Disponível em: <https://secure.canadians.org/ea-action/action?ea.client.id=1899&ea.campaign.id=56392>

Wikipédia; Henri Nestlé​; Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Nestl%C3%A9>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page