top of page
  • Foto do escritorLEMA

Guia das compras na quarentena: Quais cuidados ter ao voltar do mercado?

Escrito por Thais de Sá

Hoje viemos com a continuação dos posts sobre a live que aconteceu no dia 16 de Abril de 2020, com a nutricionista Bianca Oliveira. A LEMA está organizando uma série de lives incríveis durante o isolamento e no dia 16, tivemos uma conversar muito enriquecedora sobre alimentação na quarentena.


No primeiro post, falamos sobre 5 substâncias que aumentam a nossa imunidade e em quais alimentos podemos encontrar.


Nesse post, vamos falar sobre compras em período de quarentena e os cuidados que devemos ter com elas. Sabemos que ter cuidados com os alimentos que compramos é essencial em qualquer período, mas em época de pandemia, o cuidado deve ser redobrado. Por isso, fizemos esse "Guia das compras na quarentena" para te ajudar a por em práticas os procedimentos da maneira correta. E, caso esteja com dificuldade para encontrar frutas e verduras para comprar nesse período, confira nosso post sobre pequenos empreendedores que estão fazendo delivery de frutas, verduras e legumes nessa época de quarentena.





1) Higienizando da maneira correta:


A higienização das suas compras deverá ser realizada de acordo com o tipo de alimento. Lembre-se que vírus são conversados em ambientes frios. Por isso, garante a higienização correta de seus alimentos, para que o vírus não entre na sua geladeira.


  1. Para higienizar frutas e legumes o ideal é utilizar simplesmente sabão ou detergente e água. Utilize a parte macia da esponja para lavar os alimentos.

  2. É recomendado deixar as verduras de molho em uma mistura de água e água sanitária por no mínimo 15 minutos. A proporção é de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água.

  3. Os alimentos empacotados merecem outro tipo de atenção. Uma dica é usar uma “bancada de desinfecção” na porta de casa. Desse modo, ao chegar do mercado, faça a higienização dos alimentos empacotados com álcool líquido 70% (nem mais, nem menos, viu?) antes de armazená-los.


2) Armazenamento:


As frutas que serão consumidas diretamente devem ser guardadas na geladeira, pois isso aumenta a durabilidade delas. Aquelas que forem utilizadas para sucos e vitaminas, você pode congelar em porções individuais e na hora que você for preparar o suco, é só bater no liquidificador.


Os vegetais que forem utilizados para suco ou para refogar posteriormente, podem ser cortados exatamente como serão utilizados e em seguida congelados também. Sendo assim, na hora de refogar, por exemplo, jogue o vegetal congelado na panela e refogue-o normalmente. É válido ressaltar que ao congelar esses alimentos uma parte pequena dos nutrientes é perdido, mas não tudo. Ao final desse post, falamos sobre uma técnica culinária que ajuda a preservar nutrientes, cor, textura e sabor de vegetais. Continue lendo para saber!


Como enfatizado pela nutricionista Bianca, "O bom não pode ser inimigo do ótimo". Como estamos em uma situação crítica, essa dicas são ideais para que haja maior aproveitamento dos alimentos.

Está gostando das dicas? Compartilhe com seus amigos para que eles saibam os procedimentos corretos ao voltar do mercado!



3) Aumentando a durabilidade e evitando desperdício:


Devido ao fato de que as compras devem ser feitas com um espaçamento maior de tempo durante o isolamento, temos que nos atentar a certos detalhes para evitarmos o desperdício. Sabemos que frutas, verduras e legumes são essenciais para uma alimentação saudável, porém a validade destes é curta. Para a nossa salvação, a Bianca nos contou algumas dicas que aumentam a durabilidade dos alimentos naturais:


  • Procure comprar frutas que durem mais, como por exemplo maçã, tangerina, abacate e mamão.

  • Faça sucos e vitaminas! Para isso, você pode congelar as frutas e as verduras e desse jeito elas durarão mais.

  • Não jogue as cascas fora! Muitas vezes, as cascas têm mais nutrientes do que a parte interior. Existem inúmeras receitas na internet de como aproveitar essa parte dos alimentos.

  • Compre algumas frutas que estão um pouco mais verdes, porque assim elas demoram mais a estragar e você terá um prazo maior para utilizá-la. Dessa maneira você não precisará ficar preocupada em comer tudo de uma vez só. ;D

  • Outra dica importante é deixar as frutas separadas umas das outras pois elas emitem um gases que favorecem o amadurecimento (assim como a temperatura ambiente faz!). O ideal é não deixar as frutas amontoadas e se possível guardá-las separadas na geladeira, como dito antes. Portanto, o uso de fruteiras reúne essas duas características que favorecem o amadurecimento, logo, o recomendado é não as utilizar para ter uma maior duração dos alimentos.


TÉCNICA DE BRANQUEAMENTO:

A técnica ensinada pela pela nutricionista é a de branqueamento dos alimentos. Utilizando essa técnica culinária, o aroma, cor, sabor e os nutrientes são muito mais preservados ao serem congelados. Essa técnica consiste em colocar o legume picado em água fervente por um tempo pré-determinado e logo após colocar os legumes em água bem gelada para que haja choque térmico. Desse modo os legumes ficam pré cozidos e basta congelá-los. Cada alimento tem um tempo especifico de cozimento e podem ser encontrados facilmente na internet. Dê uma olhada nessa tabela da Embrapa que fala sobre Recomendações Técnicas para o Processamento de Hortaliças Congeladas.

Esta tabela demonstra o tempo necessário que a hortaliça deve permanecer na água fervente para que o processo de branqueamento seja eficaz.
Tempo de branqueamento em água fervente

O que achou do nosso Guia das Compras na Quarentena? Não se esqueça de curtir nosso post e de nos seguir no nosso Instagram e no nosso Facebook!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- SILVA, F. T. Recomendações técnicas para o processamento de hortaliças congeladas . Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2000. 14 p. (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Documentos, 40) 1. Hortaliças congeladas - Processamento. I. Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ). II. Título. III. Série.




0 comentário
bottom of page