top of page
  • Foto do escritorLEMA

Especial arraiá: amendoim, o poderoso da vez

Escrito por Dayanandra Pereira


Quando sonhei que estava em Moscou dançando pagode russo...

Junho começou e com ele temos as festas juninas e não há festa tradicional sem o tão amado amendoim. Hoje a #CuriosidadeDaTerça está especial mês de junho com muito amendoim, que deixa qualquer festa melhor independente da época (olar cajuzinho!).

Quer saber mais sobre o fruto, a história e as tradições do arraiá? #VemComaLEMA despertar a curiosidade



A história por trás do alimento

O amendoim (Arachis hypogaea L.), tem diversos nomes, como amendoí, amendoís, mandobi, mandubi, mendubi e outros, a palavra deriva-se do tupi “mani” que significa “enterrrado”, é uma planta da família Fabaceae e o fruto é uma vagem. As variedades do tema da vez possuem diversas aplicações na indústria de alimentos, devido ao elevado teor de lipídios (45 a 50% da composição) e proteínas (em torno de 25%). Acredita-se que a planta teve origem na América do Sul e é utilizada há tempos, pesquisadores já provaram que os chineses eram grandes cultivadores e os países aqui da América utilizavam do alimento nas culturas passadas. Inclusive, há registros de amendoins nos túmulos dos incas, a crença era que o alimento servia de nutriente para os mortos durante a passagem da vida para a morte. Interessante, não? Com a colonização da América o amendoim ganhou outras terras e foi disseminado pela Ásia, África e Europa (virou internacional).


O cenário econômico

No Brasil na década de 70, o país chegou a produzir 1 milhão de toneladas, depois dessa década a produção caiu devido a grande parte da produção ter sido substituída pela soja. Atualmente o estado de São Paulo é responsável por 80% da produção de amendoim brasileiro. Enquanto que na produção mundial no ano de 2016, de acordo com dados da FAOSTAT, foi de aproximadamente 43,9 milhões de toneladas. A China lidera como maior produtor (e consumidor) mundial, com 37,8% do volume produzido no mundo, em seguida estão os países da Índia e a Nigéria.



No coração do brasileiro

A paçoca (do tupi que significa esmigalhar) e o pé de moleque (que já ganhou um post só para ele aqui: https://lemaufrj.wixsite.com/blog/blog/o-doce-que-n%C3%A3o-pode-faltar-na-festajunina-p%C3%A9-de-moleque) surgiram no período colonial do Brasil, na paçoquinha os ingredientes são amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal e o tradicional pé-de-moleque leva açúcar ou rapadura e fragmentos de amendoim.

Você sabia? O maior pé-de-moleque do mundo foi produzido no Brasil com 16 metros.

Você acha que é só na Indústria de Alimentos que ele é utilizado?

Se enganou! O óleo de amendoim pode ser usado na produção de tintas, vernizes, óleos lubrificantes, roupas de couro, polidor de móveis, inseticidas, cosméticos, sabão e outros produtos. E como na indústria tudo é aproveitado as cascas não ficam de fora... Elas são aproveitadas na produção de plástico, gesso, abrasivos, celulose e mucilagem. Além disso, os resíduos das plantas e da produção de óleo servem para ração animal.

Além do sabor...

Segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados) o amendoim tem uma composição nutricional de alta qualidade, o óleo é rico em gorduras poli-insaturadas que auxiliam na elevação das taxas da lipoproteína HDL (conhecida popularmente como “colesterol bom”).

Quer saber mais sobre as informações nutricionais desse fruto poderoso? Olha essa tabelinha com os valores nutricionais do amendoim torrado numa porção de 100g disponibilizada no site da ABICAB.


Fonte: EMBRAPA – Tabela retirada de: abicab.org.br/dicas-3

Não há mais desculpas para deixar esse alimento tão completo fora da sua dieta alimentar, hein! Apenas se você for alérgico !

Seja torrado, cozido, moído, na pasta, paçoca, cocada, pé-de-moleque, no leite vegetal, nos doces, bolos o amendoim é um dos astros da festa (oi milho!). E você já comeu amendoim hoje? Até o próximo post, e aproveitem essa época de arraiá com muito amendoim!




Referências bibliográficas


Amendoim. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoim>

Propriedades funcionais e nutricionais do amendoim. Disponível em: <www.abicab.org.br/dicas-3/>




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page