top of page
  • Foto do escritorLEMA

Equipamentos mais utilizados na Indústria de Alimentos

Escrito por Júlia Moraes

Na Indústria de alimentos o uso de equipamentos e máquinas varia conforme a linha de produção e funcionamento. Por isso, hoje falaremos de equipamentos de funcionamento mecânico que são utilizados na indústria e nos empreendimentos alimentícios para as seguintes categorias das tecnologias de alimentos:

  • cereais

  • frutas e hortaliças

  • pescado

  • carnes

Cereais

Conheça o incrível “separador densimétrico”!

Como o nome já diz, sua função é separar as impurezas mais pesadas que os cereais, aquelas que vem junto da colheita. Mas como ele faz isso?


Bom, ele utiliza a diferença de densidade existente entre as impurezas e os cereais. O princípio é bem simples, mas o que

torna o processo possível é a nossa queridinha engenharia!


Frutas e hortaliças

As frutas e hortaliças são alimentos que acumulam água e se deterioram muito facilmente. Sabe aquelas folhinhas que ficam no fundo da vasilha depois que você as lava e guarda? Elas escurecem muito mais rápido que as folhas de cima, pois a água se acumula no fundo e isso faz com que a durabilidade da hortaliça seja menor.


Pra solucionar esse problema na embalagem das frutas e hortaliças é preciso que a indústria garanta que elas fiquem bem sequinhas dentro da embalagem.


E quem faz isso acontecer? A centrífuga industrial!


Nela as frutas e verduras giram por causa da força centrípeta, lá da física, e devido a essa força que atua e pelas alta velocidade com que o equipamento gira, a água presente quer permanecer em linha reta e acaba saindo pela tangente e é aí que ela sai pelos furinhos do cesto do equipamento.



Pescado

Sabe aquelas espinhas que acidentalmente podem grudar na sua garganta enquanto você come aquele peixinho na praia. A indústria de alimentos tem solução pra isso. Jura? Sim! E quem faz isso é ela, A despolpadeira de pescado!


Quem conhece já ama e quem não conhece vai amar. Dá uma olhada no vídeo de funcionamento dela https://www.youtube.com/watch?v=RVpF3gBiJ1k. Ela separa mecanicamente a carne das espinhas.



Carnes

Você quer cubinhos perfeitos de bacon? A engenharia de alimentos também quis e por isso você hoje vai conhecer a Cubetadeira de bacon.


Dentro dela tem um conjunto de facas que podem ser de inox ou bronze, que fazem o corte na espessura correta e igual em todos os pedacinhos!


Sim! A engenharia de alimentos é perfeccionista.



É claro que existe uma infinidade de outros equipamentos que não envolvem apenas processos mecânicos, como fermentadores para produção de bebidas fermentadas e derivados de leites, destiladores para bebidas destiladas, concentradores osmóticos para sucos, e outros equipamentos para cozimento, resfriamento e diversos outros processos.


Ficou animado e quer saber mais sobre a Engenharia de Alimentos e seus equipamentos? Então continua acompanhando a coluna!


Bibliografia



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page