top of page
  • Foto do escritorLEMA

Engenharia de alimentos e a Indústria 4.0

Escrito por Júlia Moraes


A indústria 4.0 é um conceito que veio para revolucionar a Engenharia de alimentos e a dinâmica da Indústria alimentícia. Não é a toa que o “4.0” faz referência ao que está sendo chamado de 4ª revolução industrial.



No post de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o conceito da indústria 4.0 e os impactos causados por ela no setor de alimentos e bebidas e, por consequência na profissão a qual essa coluna faz referência, a tal da Engenharia de Alimentos.



Nessa nova forma de se produzir coisas e também os alimentos, o mais importante é que a tecnologia, as máquinas e as pessoas estejam integradas e o principal objetivo é tornar o processo em cadeia mais eficiente, aumentando a competitividade entre as indústrias.


Mas o que é a Indústria 4.0 na prática? São todos os equipamentos, máquinas e robôs trocado informações sobre cada etapa do processo, permitindo que elas conversem entre si, gerando uma enorme quantidade de dados, e muitas vezes atuando de forma autônoma, ou seja, máquinas capazes de tomar decisões e controlar as variáveis do processo. Além disso elas ainda podem otimizar os processos sozinhas. Sim! É isso mesmo que você está lendo. Estamos falando em processos mais ágeis e a garantia de um maior controle (de qualquer lugar do mundo o processo poderá ser acompanhado e controlado) deles na indústria alimentícia.


Esse controle vai proporcionar maiores índices de segurança contra riscos de contaminação dos alimentos, alta eficiência, rentabilidade e rendimento dos processos, pois a promessa é de menor desperdício de recursos e elevada economia de energia. Os ganhos no setor de alimentos e bebidas serão imensos, uma vez que o consumidor terá o poder de interagir com a produção do produto de seu interesse, por meio da personalização.



A customização dos produtos, atualmente é inviável sem esses novos recursos. Nos moldes antecessores a 4ª revolução, produzir receitas diferentes nos mesmos maquinários era praticamente inviável, por questões de higiene e de contaminação cruzada, que interferem nos aspectos nutricionais e sensoriais do produto. Mas na indústria 4.0 essas possibilidades se ampliam, pois existem equipamentos capazes de fazer a limpeza e higiene na linha de produção em pouquíssimo espaço de tempo. Ou seja, futuramente a indústria de alimentos poderá fornecer ao cliente a possibilidade de elaborar receitas exclusivas e ter produtos que atendam plenamente seus gostos, desde os ingredientes da formulação, até embalagem que ele terá, quantas calorias... Não é sensacional? Clique aqui para assistir um vídeo, que mostra parte da customização (a partir de 4:27).


Mas você pode estar se perguntando quais são as implicações sobre o profissional da Engenharia de alimentos. Se você é uma pessoa da área, saiba que vai precisar se reciclar ainda mais. Sua visão sobre a indústria e os processos deverá ser sistêmica, ou seja, você vai precisar ter e desenvolver o conhecimento do todo. O pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade, isto é, dominar o conhecimento em suas diferentes áreas. Para se inserir nesse novo mundo com novas dinâmicas de processos você deverá estar aberto à constantes mudanças, evoluções e aprendizado. Vai precisar interpretar cada etapa do processo de forma interligada, pois agora, estarão mais conectados do que nunca!


Seja bem-vindo a Indústria 4.0!


Referências Bibliográficas

https://www.embalagemmarca.com.br/2017/05/como-sera-a-industria-4-0-no-setor-dealimentos-e-bebidas/


http://new.abb.com/food-beverage/pt/alimentos-bebidas/references/industria-4-0 https://foodsafetybrazil.org/industria-4-0/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page