top of page
  • Foto do escritorLEMA

É Pavê ou É pra Comer?

Escrito por Gabriel Alcantara Caetano Motta


A Velha Dúvida

O Natal já passou, muitos presentes abertos, mesas fartas e aquele seu tio chato que todo ano faz questão de repetir a mesma piada: “Afinal, é pavê ou é pra comer?”. Calma, calma, eu sei que você não aguenta mais ouvir isso, mas sabia que essa frase pode ser uma realidade para muita gente? Apesar de simples, a receita desse doce apresenta duas substâncias que, para muitas pessoas, podem ser extremamente perigosas: a lactose e a glicose.




As Principais Disfunções Alimentares

O organismo humano é uma máquina extremamente competente e complexa, capaz de realizar milhões de processos químicos simultâneos para manter o seu equilíbrio. Apesar disso, não são raros os casos em que um problema em seu funcionamento causa certas restrições alimentares. O mais famoso, a diabetes, faz com que altos níveis de açúcares no sangue sejam detectados. Sua origem é diversa, podendo ter causas genéticas, alimentares e até mesmo devido à gravidez. Imagine seu corpo como uma fábrica, que tem que transportar uma matéria-prima de um setor a outro. Se, durante esse transporte, algum funcionário estiver debilitado e não puder receber, o material irá acumular no chão da fábrica. É exatamente isso que acontece no nosso organismo.




Outra já mencionada, a intolerância à lactose, é causada pela perda da capacidade de digerir o tal carboidrato. Os casos dessa disfunção adquirida durante a vida são bem comuns, o que pode causar estranheza, pois por que do nada começamos a nos sentirmos mal tomando leite? Bem, podemos começar a nossa linha de pensamento parando para analisar a natureza: você já viu um boi, adulto e bem robusto, deitar-se no chão para poder beber leite de alguma vaca? Uma cena um tanto estranha, não? Mas é o que o ser humano faz, mesmo que indiretamente. Somos os únicos mamíferos que continuam a tomar leite mesmo depois de adultos e, ainda por cima, de outro animal, então é natural que, com o tempo, percamos a capacidade de digeri-la.


Outros Transtornos Perigosos

Nem todas as doenças alimentares possuem origem na alimentação em si. As piores complicações alimentares pairam nos transtornos psicológicos, como a anorexia e a bulimia, que podem atingir até 20% da população mundial. Tais condições causam extremo dano ao organismo humano, como uma auto-flagelação. E não são essas duas as mais comuns, pelo contrário, o grande desafio chama-se EDNOS (sigla em inglês para Disfunção Alimentar Não Especificada), que, por não se caracterizar como as duas primeiras, por muitas vezes não é tratado corretamente. As doenças psicológicas são as mais preocupantes dentre todas, pois suas causas podem ser genéticas, sociais e ambientais, sendo de difícil tratamento. Por isso, devem ser tratadas de forma adequada, para não retornar.



Fique Ligado!

Ter problemas com o corpo é algo grave, mesmo que por vezes não demos atenção devida por nossas vidas corridas, mas, mesmo que precisemos seguir na rotina pesada, precisamos estar bem para conseguir seguir em frente, afinal, nosso organismo é uma máquina que deve estar funcionando perfeitamente (ainda mais se você for jovem). É por isso que a LEMA trabalha para levar esses e outros assuntos de extrema importância para o nosso público. Caso você apresente qualquer problema alimentar, por menor que possa parecer, procure ajuda médica.

#VemComALEMA ter mais saúde.



Referências

Imagens

Ellyn Ruddick-Sunstein; Anatomically Correct Body Art Turns The Human Body Turned Inside Out ; Disponível em: <http://www.beautifuldecay.com/2014/04/09/anatomically-correct-body-art-turns-human-body-turned-inside/>; Acessado em 16 de fevereiro de 2018 às 13:49.


Pexels; Free stock photos of eating disorder ; Disponível em: <https://www.pexels.com/photo/food-man-person-eating-2261/>; Acessado em 16 de fevereiro de 2018 às 14:21.


Keyword Suggest; Image Gallery: Pave ; Disponível em: <http://keywordsuggest.org/gallery/1453584.html>; Acessado em 16 de fevereiro de 2018 às 13:28.


Texto

ABC News; EDNOS: Most Dangerous, Unheard of Eating Disorder ; Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1OQbUZeYAik>; Acessado em 22 de fevereiro de 2018 às 08:43.


Nestlé; Moça Leite Condensado ; Disponível em: <https://www.nestle.com.br/marcas/moca/moca-leite-condensado>; Acessado em: 16 de fevereiro de 2018 às 13:36.


Pâmela Robusti Nunes; PAVÊ TRADICIONAL ; Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/54479-pave-tradicional.html>; Acessado em 16 de fevereiro de 2018 às 13:31.


Respira, pela vida; Dados Numéricos : Anorexia e Bulimia ; Disponível em: <https://respirapelavida.blogspot.com.br/2012/05/dados-numericos.html>; Acessado em 22 de fevereiro de 2018 às 08:52.


Wikipédia; Diabetes mellitus ; Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus>; Acessado em 16 de fevereiro de 2018 às 13:53.


Wikipédia; Intolerância à lactose ; Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Intolerância_à_lactose>; Acessado em 16 de fevereiro de 2018 às 13:59.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page