top of page
  • Foto do escritorLEMA

Ao Vencedor, as Batatas!

Escrito por Gabriel Motta


UMA MENTE BRILHANTE NOS DEIXA

Caros leitores, tenham certeza que este artigo terá um laço pessoal muito mais forte do que os passados. Isso porque, no dia 14 de março de 2018, uma das mentes mais brilhantes da ciência moderna nos deixou. Stephen Hawking foi um físico formado na Cambridge University que teve como uma de suas maiores contribuições a aproximação do público leigo para assuntos que antes pareciam indecifráveis, influenciando, assim, uma geração. E é esse mesmo espírito, de levar aos desconhecidos as mais diversas curiosidades, que move nossa querida coluna. Mas como homenagear tal figura falando de alimentos? Acredito que uma maneira seja abordar algumas curiosidades do filme “Perdido em Marte”, de Matt Damon, que aborda o espaço sideral. Espaço este que era tão amado por Hawking, que transformou as estrelas e planetas em um fascínio de todos, trazendo essa paixão para a literatura e cinema. Então olhe para o céu e #VemComALEMA matar a sua Curiosidade de Terça!


QUANTOS ASTRONAUTAS SÃO PRECISOS PARA PLANTAR BATATAS EM MARTE?

De acordo com as contas do filme, apenas um! E não é uma tarefa das mais fáceis não, já que são precisos estufas improvisadas, adubos com fezes e reações químicas incomuns para obter água. Mas afinal, será possível mesmo dar uma de fazendeiro no nosso vizinho vermelho? Segundo o biólogo e pesquisador Átila Iamarino, faz todo sentido biológico esse cultivo, visto que, adicionados compostos essenciais no solo, como nitrogênio e água, o ambiente marciano adquire condições ideais para o crescimento do tubérculo, que é uma fonte rica em energia. Então, o que é preciso fazer para conseguir comida em Marte?


A SOBREVIVÊNCIA A TODO CUSTO

A primeira tarefa é conseguir uma fonte de nitrogênio, componente essencial de nosso corpo, sendo parte de proteínas, vitaminas e de nosso DNA. Mas como fazer isso em um local inóspito? Bem, se não há nada do lado de fora, é melhor começarmos a olhar para dentro… sim companheiros, nossas fezes secas são compostas de até 25% de nitrogênio e ainda conta com quase metade de biomassa bacteriana! E se você acha que a nojeira acaba por aqui, está muito enganado: a urina possui também ureia, composto utilizado em adubos aqui mesmo na terra.



PARTE II: A ÁGUA!

O problema do nitrogênio já foi resolvido, mas e a água? Por mais incrível que pareça, a solução apresentada no filme é viável: hidrogênio combustível poderia ser queimado! Você deve estar se perguntando como que, queimando combustível, liberaríamos água, correto? Bem, apesar de não ser tão intuitivo, a maioria das queimas que vemos no dia a dia jogam vapor para a atmosfera: quando colocamos fogo em gasolina o que estamos fazendo é reordenar os átomos presentes em CO2 e H2O. O mesmo ocorreria com o H2 presentes nas naves espaciais propostas: o hidrogênio reagiria com o oxigênio e voilà! Habemus água. Tudo bem que teríamos um terceiro problema de conseguir conter as altas temperaturas liberadas no processo, mas deixemos isso para os engenheiros da NASA não é mesmo?



PARA CONTINUARMOS SONHANDO

Muitos outros desafios podem ser levantados, claro, pois, se fosse fácil, já estaríamos a muito tempo brincando em ruas marcianas. É emocionante saber que um dos passos fundamentais para a exploração do Cosmos seja a questão alimentar. Termos a oportunidade de mostrar que é possível contribuir para o futuro da humanidade através de novas tecnologias de alimentos, conservação, e muitas outras áreas e, sobretudo, levar esse conhecimento de forma simples e acessível é o legado deixado por Hawking, e que continuaremos deixando vivo em nossas mentes. Lembre-se sempre:


Referências bibliográficas

IMAGENS

Cambridge University; “Look up the stars and not down at your feet” - Professor Stephen Hawking 1942-2018 ; Disponível em: <https://twitter.com/Cambridge_Uni/status/973798360632168448/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw&>; Acessado em 15 de março de 2018 às 20:26.


Free Vector; Sick character nausea ; Disponível em: <https://www.freepik.com/free-vector/sick-character-nausea_1530368.htm>; Acessado em 18 de março de 2018 às 18:37.


Pixabay; Nature water drops of water liquid ; Disponível em: <https://www.pexels.com/photo/nature-water-drops-of-water-liquid-40784/>; Acessado em 18 de março de 2018 às 18:52.


Unsplash; Lars Blankers ; Disponível em: <https://unsplash.com/photos/B0s3Xndk6tw>; Acessado em 15 de março de 2018 às 20:50.


TEXTOS

Nerdologia; Perdido em Marte ; Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JZXHZitYSqE>; Acessado em 15 de março de 2018 às 20:40.


Pensador; Stephen Hawking ; Disponível em: <https://www.pensador.com/autor/stephen_hawking/>; Acessado em 18 de março de 2018 às 19:03.


Wikipedia; Human feces ; Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Human_feces>; Acessado em 18 de março de 2018 às 17:51.


Wikipédia; Perdido em Marte ; Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Perdido_em_Marte>; Acessado em 15 de março de 2018 às 20:32.


Wikipedia; Urine ; Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Urine>; Acessado em 18 de março de 2018 às 18:25.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page