top of page
  • Foto do escritorLEMA

Alimento funcional: mais do que nutrir

Escrito por Dayanandra Pereira

A #CuriosidadeDaTerça quer saber: Ao consumir um alimento o que você espera? Provavelmente você respondeu: saciar a fome, atender seus desejos sensoriais, nutrir e até mesmo florescer sentimentos positivos (como a felicidade ao comer um chocolate), mas tem um alimento que vai além de todos esses requisitos, é o tal alimento funcional.



Alimento funcional vai além das funções nutricionais básicas, ele também promove/regula a saúde, ou seja, produz efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde se consumido regularmente associado aos hábitos de vida saudáveis. Os benefícios podem estar associados à redução dos riscos das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como o câncer, diabetes e outras.

Quer saber mais sobre os alimentos funcionais? #VemComaLEMA comer com saúde!


Histórico

Na sociedade moderna a produção e comercialização de alimentos com finalidade de redução do risco de doenças teve início no Japão, na década de 1980 a partir do entendimento do alimento funcional. Naquela década criou-se lá uma categoria especial denominada de FOSHU (Foods for Specified Health Uses), que tinha como objetivo a divulgação de alimentos que conferissem mais saúde à população



Por que um alimento é funcional e o outro não?

A composição química dos alimentos é muito complexa e pode ser dividida em: macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), todos esses nutrientes são essenciais, em quantidades adequadas, para o funcionamento do nosso organismo. Ao se tratar dos funcionais o segredo está nos compostos bioativos (que não são essenciais para o funcionamento), porém exercem uma grande influência sobre a nossa saúde.


Os compostos bioativos podem ser encontrados nas FLV (frutas, legumes e vegetais) e em alguns produtos de origem animal, além disso, podem ser sintetizados (as bebidas fermentadas probióticas, por exemplo).


Legislação brasileira

Aqui no Brasil não há um selo para os alimentos funcionais, a legislação dessa classe de produtos industrializados é feita pela ANVISA que a partir de estudos e análises traz alegações de propriedades funcionais ou de saúde.

Os alimentos funcionais industrializados se estiverem dentro das legislações e especificações da ANVISA podem conter essas alegações no rótulo (aumentando o valor agregado do produto). Os compostos bioativos reconhecidos pela ANVISA são:

Ácidos graxos: EPA e DHA (ácidos graxos);

Carotenóides: Licopeno, luteína e zeaxantina;

Fibras alimentares: Fibras alimentares, beta glucana, dextrina resistente, frutooligossacarídeo (FOS), goma guar parcialmente hidrolisada, inulina, lactulose, polidextrose, psillium (ou psyllium), quitosana e fitoesteróis;

Polióis: manitol, xilitol e sorbitol;

Probióticos;

Proteína de soja.

Quer saber mais? Clique aqui.


Os compostos bioativos são encontrados naturalmente nas frutas e hortaliças e podem ser adicionados na produção dos alimentos com diferentes atuações no organismo humano (ação antioxidante, redução do colesterol, equilíbrio da flora intestinal, funcionamento do intestino, redução da absorção de gordura e colesterol e outras).


Por isso, para garantir uma vida com muita saúde devemos abusar das FLVs com hábitos de vida saudáveis, e, claro, termos sempre refeições balanceadas e variadas. Para finalizar o post deixo uma frase sobre os funcionais (antes deles serem conhecidos dessa forma): "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" (Hipócrates).


Conte para a gente! Já conhecia o poderosíssimo Alimento Funcional? O que você espera ao consumir um alimento? Até o próximo post!


Referências bibliográficas

COSTA, Neuza Maria B.; ROSA, Carla de O. B.; Alimentos Funcionais – Componentes bioativos e efeitos fisiológicos. Editora Rubio.

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alimentos Com Alegações de Propriedades Funcionais e ou de Saúde. Disponível em: <portal.anvisa.gov.br/alimentos/alegacoes>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page