top of page
  • Foto do escritorLEMA

A grande oportunidade dentro do lixo

Escrito por Gabriel Alcantara Caetano Motta




A CULTURA DO DESPERDÍCIO

Não será surpresa para ninguém se falarmos que a maior parte do lixo doméstico provém de restos de alimentos. É quase natural que não aproveitemos tudo o que passa por nossas mesas, mas já parou para pensar o quanto desperdiçamos? Seja por estarem estragados, seja por estarem apenas feios, muitos alimentos são jogados fora todos os dias, o que poderia ser uma grande oportunidade de investimentos em diversas áreas.


1,3 BILHÃO DE TONELADAS

É aproximadamente o valor das perdas e desperdícios da indústria de alimentos anualmente. Se fossem a mesma quantidade em ouro, equivaleriam a incríveis 150 quadrilhões de reais, o que corresponderia a mais de 1000 vezes a quantidade de dinheiro circulante no mundo todo! Os números da indústria de alimentos são realmente colossais: cada norte-americano chega a desperdiçar 115 kg de comida e os números chegam a até 45% em se tratando de frutas, vegetais, raízes e tubérculos! Mas infelizmente é apenas lixo, certo? Ou será que não?


SE TANTA COMIDA ASSIM É DESPERDIÇADA, COMO EU NÃO VEJO ISSO?

Os desperdícios e perdas de alimentos (sim, existe uma grande diferença nesses dois - a primeira refere-se ao descarte de um alimento por não desejar consumi-lo, enquanto a segunda refere-se a saída do produto da cadeia produtiva por incapacidades técnicas) podem ocorrer nos mais

diversos setores: produção primária, distribuição, venda e preparação da comida. Cada região do mundo possui a sua causa majoritária de perdas, a depender dos métodos de produção e infraestruturas estabelecidas, entretanto o maior responsável é o consumidor final.




ENCONTRANDO AS OPORTUNIDADES

Em cada uma das etapas produtivas, há muitas possibilidades de melhoria, sendo uma das mais famosas para evitar o Desperdício: a compostagem, técnica que reaproveita os restos de alimentos, utilizando-os como fonte de matéria orgânica e minerais para adubagem de solos. Sendo representante de 35% do valor de insumos na produção de soja, ou 8 bilhões de reais, a economia com fertilizantes é uma ótima resposta ao desperdício. Outra alternativa caseira para os rejeitos seria a conserva de alimentos, muito famosa para picles, pimentas, cebolas, mas que também podem ser utilizadas para os demais, já que, apesar de apresentarem aspectos ruins, muitos alimentos são descartados ainda com condições de consumo.



E PARA O FUTURO?

Bem, desde que foi comprovada a ligação do ser humano com diversos problemas ambientais, há uma corrida contra o tempo para desenvolver respostas cada vez mais sustentáveis, como é o caso de projetos recentes, como o reaproveitamento de caixas de leite refratárias na construção de telhados e fornos solares, a reutilização de alimentos como matéria-prima para produção de etanol e a nova concepção de design de embalagens, que visam a diminuir os gastos com materiais. Cada setor da produção de alimentos vem se aprimorando cada vez mais para que o problema do desperdício seja solucionado, e é a partir de ideias caseiras que muitos investimentos de grande porte surgem. Então, levanta do sofá e #VemComALEMA desenvolver novas soluções para o futuro!



Continue acompanhando a gente pelo nosso site, blog e páginas nas redes sociais. Até a próxima terça!



REFERÊNCIAS

IMAGENS

Food and Agriculture Organization of the United Nations; Key facts on food loss and waste you should know! ; Disponível em: <http://www.fao.org/save-food/resources/keyfindings/en/>; Acessado em 02 de fevereiro de 2018 às 10:34.


Jonelle Kimbrough; Now is the Time to Recycle (and We’re Not Talking Trash) ; Disponível em: <https://sustainablefortbragg.com/2013/11/08/now-is-the-time-to-recycle-and-were-not-talking-trash/>; Acessado em 01 de fevereiro de 2018 às 20:59.


Nicole Mortillaro; Food waste: 5 graphics that show just how much food we throw away ;

Disponível em: <https://globalnews.ca/news/2952243/food-waste-5-graphics-that-show-just-how-much-food-we-throw-away/>; Acessado em 05 de fevereiro de 2018 às 08:36.


Ricardo Ricchini; O que é compostagem? ; Disponível em: <http://www.setorreciclagem.com.br/compostagem/o-que-e-compostagem/>; Acessado em 07 de fevereiro de 2018 às 12:06.


TEXTOS

Áureo Lantmann; Artigo: Custo da adubação ; Disponível em: <http://www.projetosojabrasil.com.br/artigo-custo-da-adubacao/>; Acessado em 05 de fevereiro de 2018 às 08:28.


DolarHoje.com; Ouro Hoje: Cotação, Valor e Preço do Grama! ; Disponível em: <dolarhoje.com/ouro-hoje/>; Acessado em 02 de fevereiro de 2018 às 10:33.


Empresa Verde Consultoria em Sustentabilidade: Sustentabilidade - 10 tecnologias inovadoras; Disponível em: <http://empresaverde.blogspot.com.br/2013/02/sustentabilidade-10-tecnologias.html>; Acessado em 05 de fevereiro de 2018 às 10:08.


Daniela de Arruda Rodrigues; Guilherme Geribola; Marjory Chanquini Salim; DEGRADAÇÃO BIOLÓGICA E QUÍMICA APLICADA A POLÍMERO VERDE – POLI-(ÁCIDO LÁTICO), PLA ; FACULDADES OSWALDO CRUZ; São Paulo, 2011.


Food and Agriculture Organization of the United Nations; Key facts on food loss and waste you should know! ; Disponível em: <http://www.fao.org/save-food/resources/keyfindings/en/>; Acessado em 02 de fevereiro de 2018 às 10:34.


Jenny Gustavsson; Christel Cederberg; Ulf Sonesson; GLOBAL FOOD LOSSES AND FOOD WASTE; Food and Agriculture Organization of the United Nations; Rome, 2011.


Matt Petronzio; 11 practical ways you can reduce food waste and save money ; Disponível em: <https://mashable.com/2015/02/15/food-waste-tips/#vLSIpEMVGgqB>; Acessado em 05 de fevereiro de 2018 às 09:59.


PECB; WASTE MANAGEMENT IN FOOD INDUSTRY ; Disponível em: <https://pecb.com/pdf/articles/34-pecb_waste-management-in-food-industry.pdf>; Acessado em 02 de fevereiro de 2018 às 11:01.


Revista Galileu; Quanto dinheiro existe no mundo? ; Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI122321-17775,00-QUANTO+DINHEIRO+EXISTE+NO+MUNDO.html>; Acessado em 02 de fevereiro de 2018 às 10:38.


Stuart Leaver; Food Waste vs. Food Loss - A Fundamental Difference ; Disponível em:

<https://foodmentum.com/magazine/articles/inform-ethos/food-waste-vs-food-loss-a-fundamentaldifference>; Acessado em 02 de fevereiro de 2018 às 11:03.


Wikipédia; Compostagem ; Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem>; Acessado em 05 de fevereiro de 2018 às 07:52.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page