top of page
  • Foto do escritorLEMA

Top 10 doces com sabor de infância

Escrito por: Ellen Oliveira | Publicado originalmente em: 10.11.2017

Era uma vez, um lugarzinho no meio do nada com sabor de chocolate, cheiro de terra molhada...

Alô, geração Sandy e Júnior! A #TopDaVez dessa semana veio com gostinho especial pra você que também leu a primeira frase do post com a voz e o tom da Sandy. Independente do tipo de criança que você foi, pestinha ou anjinho, todo mundo tinha aquele momento de perder a linha com alguns docinhos. E é claro, que assim como a maioria desse tipo de produto alimentício, haviam os doces e guloseimas que faziam mais sucesso na época.


Nesse embalo, a #TopDaVez vai listar 10 desses doces que deixavam a gente com gostinho de quero mais, com uma visão mais detalhada para os ingredientes e como eram feitos. Afinal, vocês acharam que eu não ia falar de Engenharia de Alimentos hoje?


10. KINDER® OVO

O queridinho das crianças até hoje, foi muitas vezes, o motivo do nosso sorriso naqueles domingos depois do almoço. Mas que criança nunca se perguntou: “beleza, mas que tipo de magia que fazem pra criar essa obra prima?” Provavelmente nenhuma, mas vamos pegar essa referência para começar a falar do que a gente gosta, nossa querida indústria de alimentos.

Fabricado pela Kinder, marca que pertence à gigante FERRERO, o Kinder®Ovo ou Kinder® Surpresa, como é chamado em alguns países, foi criado em 1974 pelo italiano William Salice, porém só chegou ao Brasil no ano de 1994. O produto é basicamente composto de chocolate ao leite, leite em pó, açúcar e alguns aditivos como emulsificantes lecitinas e gorduras vegetais para manter a textura e a forma. Como o próprio formato já sugere, a produção do Kinder® Ovo acontece de forma semelhante à produção de ovos de páscoa. Segundo essa notícia do Estadão, depois de mais de 40 anos de produção e bilhões vendidos, a produção mensal do chocolate seria capaz de encher uma praça de 400 mil m².

9. FRUITTELLA

A Fruittella é aquele tipo de bala que se você comeu e não gostou, você comeu errado! Hoje em dia, a bala vem uma embalagem moderninha com sabores como iogurte e um formato arredondado e brilhante, mas nem sempre foi assim. Na minha época (cuidado com a velha), nos deliciávamos com uma Fruittella quadradinha de morango e embalagem de papel. Criada em, pasmem, 1931 a marca Fruittella veio para acompanhar a evolução do cinema, que acabava de ganhar cor e aúdio, com a proposta de ser um docinho para comer assistindo aos filmes. Chegou ao Brasil em 1970 e em 2001 a empresa a qual pertencia, Van Melle, foi comprada pela Perfetti, dando origem a Perfetti Van Melle, que até hoje em dia é dona da marca e também de outras conhecidas como a Mentos. Além dos ingredientes necessários para fabricação da maioria das balas, como acidulantes e estabilizantes, a Fruittella tem como característica principal o uso de extrato e suco de frutas em sua composição. De acordo com o site da marca, se juntássemos em uma linha todas as Fruittellas produzidas em uma semana, isso corresponderia à 1382km. Seria meu sonho?

8. BIG BIG

Olha eeeleee, o chicletinho de todas as classes, gêneros e lugares. Por possuir diversas cores e sabores e um precinho super amigo, do tipo que com R$ 1,00 dava pra encher a mão de Big Big, o nosso chiclete favorito está aí até hoje, fazendo a alegria da criançada. Lançado em 1998 pela famosa ARCOR, o Big Big veio para o mercado justamente com a proposta de ser um produto mais barato, comparado aos que tinham como bubbaloo, mantendo a linha Funny com adesivos e tatuagens. Seguindo essa filosofia, o Big Big passou por algumas transformações ao longo de sua existência com objetivo de melhorar a maciez e sabor do produto. Hoje em dia o produto é disponibilizado em 10 sabores diferentes, com adesivos e figurinhas diferentes em cada um deles. Sua composição é basicamente feita de açúcares, responsáveis por garantir as características sensoriais do produto, dentre eles a goma base que confere o aspecto grudento aos chicletes.

7. DADINHO

Dadinho é o **, meu nome é doce macio, tipo bala, em formato de dado, feito à base de amendoim! (Desculpem, eu não podia perder essa referência).

Nosso querido dadinho presente em muitos momentos de gordice da nossa infância, foi criado em 1954 pela empresa Dizioli e lançado no IV Centenário da cidade de São Paulo. Pioneiro em sua época como primeiro doce com embalagem metalizada, o Dadinho é produzido atualmente pela indústria brasileira Bono Gusto Indústria e Tercerização de Alimentos LTDA. Como a descrição lá em cima já diz, o dadinho é um doce feito à base de amendoim torrado, que contém uma série de outros ingredientes como cacau em pó, farinha de castanha de caju e gorduras. Devido ao sucesso ao longo dos anos, Dadinho deu origem a uma linha de produtos atualmente fornecidos pela empresa, como biscoitos, pastas e bombons.

6. BALA JUQUINHA

Quando falo da nossa amarelinha preferida eu não estou falando da camisa da seleção brasileira e sim da bala Juquinha, esse ícone branquinho, com formato de um quadradinho e um gostinho inigualável de tutti-frutti. Fruto de uma empresa brasileira de SP, a bala Juquinha, criada em 1950, foi uma homenagem a um grande amigo do dono, chamado Juca (jura?). Devido ao sucesso do produto, a empresa mudou até sua razão social e passou a se chamar Balas Juquinha Ind. Com. Ltda e nos anos 90 era muitas vezes usada como moeda de troco, o que levou ao auge das vendas da bala. Infelizmente, em 2015 tivemos a notícia de que a fabrica estava sendo fechada e a produção da bala seria encerrada. A fórmula da bala, que sempre foi alvo de cobiça, foi vendida para um comerciante que não é do ramo alimentício, mas que prometeu que a fabricação da bala continuaria sendo feita e essa reportagem do jornal O DIA, foi lá pra conferir que ele estava mesmo falando a verdade, incluindo um vídeo bem legal sobre a fabricação da bala.

5. BALA TNT

Olhaaa a explosão! Isso mesmo, eu estou falando das balas TNT, aquelas balinhas coloridas “super ácidas” como eram chamadas, que faziam qualquer um ficar de língua azul e cabelo em pé. Lançadas no ano 2000 pela empresa RICLAN S.A, as balas TNT surgiram de uma nova postura da empresa, que também é dona de outros doces como balas freegells e as balas de gelatina Go Jelly. Presentes até hoje no mercado, as balas TNT são encontradas em chiclete e gomas recheadas, que pintam a língua. O sucesso da bala, como o slogan já dizia era pelo falo de serem “super ácidas”. Em sua composição, era possível encontrar acidulante ácido cítrico e corantes artificiais, que garantiam essa explosão de sensações na nossa boca.

4. IO-IÔ

O nome era de um brinquedo, mas o io-iô era um doce e a diversão com ele acontecia quando nos lambuzávamos com os canudinhos de wafer e o creme que era uma mistura de avelã, chocolate e chocolate branco. Isso mesmo geração Nutella, respeitem nossa história que nós somos a geração Io-Iô ! O produto que pertence atualmente à gigante do mercado HERSHEY’S, foi lançado pela Visconti e começou a ser fabricado pela gigante depois da compra da divisão de chocolates da tradicional Visconti em 2001. A Hershey’s reinventou a embalagem e disponibilizou o produto ainda no sabor Io-Iô cream morango. O produto, ocupa um lugar considerável na escala calórica, pois uma porção de 63,6g (1 potinho), contém 1365 kcal, devidas principalmente à grande porcentagem de carboidratos e gorduras que compõem o creme.

3. DIP’N’LINK

DIP O QUÊ? Pois é, se você assim como eu não sabia do que se tratava esse doce, eu explico, estou falando nada mais nada menos daquele pirulitinho de goma que vinha em um saquinho cheio de açúcar cristal dentro. Tá lembrando qual é? Estou falando desse aqui. O doce é basicamente composto de açúcar e consiste de um pirulito feito de goma de açúcar e um saquinho contendo cristais de açúcar aromatizados e corados artificialmente. O doce é um monstro de glicose ambulante que surgiu no Brasil nos anos 80 e nos anos 2000 teve a venda proibida pela ANVISA por denúncias de ser prejudicial à saúde. No entanto em 2010, com a proposta de melhoria do produto e uma nova licença da ANVISA, a NutriCandy, empresa brasileira, que possui os direitos da marca, anunciou o retorno do nosso pirulito açucarado.

2. CHOCOLATE SURPRESA

Surpresa maior foi quando a Nestlé, em 2001, anunciou que a produção do chocolate surpresa estava suspensa. Pra quem não tá lembrado, o chocolate surpresa era aquela barrinha retangular de chocolate ao leite que vinha com vinha com um animal em alto relevo e um card pra colecionar. O lançamento do chocolate no Brasil ocorreu em 1983 e a coleção mais famosa dos cards foi a dos Dinossauros, lançada em 1993. O chocolate era o tradicional chocolate ao leite da Nestlé, mas o card e o alto relevo ganhavam o coração das crianças ao redor do mundo. A boa notícia é que a empresa percebendo o quanto estávamos com "saudade desse mozão", lançou nesse ano de 2017 um ovo de páscoa em homenagem ao chocolate surpresa.

1. PIRULITO PUSH POP

Não sei porque você se foi, quantas saudades eu senti...

O pirulito PUSH POP, era um pirulito que vinha com uma tampa estilo tampa de caneta e dentro de um tubinho e a ideia era que você pudesse chupar e guarda o restante pra mais tarde. Prático não ? É claro que não, para chupar o pirulito era necessário que a criança enfiasse o dedão e impulsionasse o mesmo para a fora do tubo. Dito isso, já da pra imaginar a quantidade de mãos meladas e bolsos com formigas que encontrávamos por ai né ? Fato é que, quando criança, não estávamos ligando pra isso e o importante era andar com nosso PUSH POP pendurado na bermuda ,saia ou calça pra abalar na praça. Mas como toda moda passa, o PUSH POP, produzido pela empresa TOPPS, não é mais tão comercializado no Brasil.

É óbvio que um Top 10 não seria suficiente pra curar toda nossa nostalgia dos doces de criança, mas deu pra dar uma água na boca, não é? Quer saber mais sobre curiosidades e assuntos da área de alimentos e engenharia de alimentos? #VemComALEMA!


Referências bibliográficas

Kinder Surpresa. Disponível em: kinder.com.br/pt/kinder-surpresa

Fruittella. Disponível em: fruittella.com.br/acoes

Perfetti Van Melle. Disponível em: perfettivanmelle.com/our-brands/overview/

Dadinho. Disponível em: dadinhooriginal.com.br/produtos/tradicional/

Topps. Disponível em: topps.com.ar/parent.php

Bala Juquinha. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Balas_Juquinha

Riclan. Disponível em: riclan.com.br/empresa/

Hershey. Disponível em: thehersheycompany.com/pt_br/produtos/ioio-mix-duo.html

HERSHEY'S. Disponível em: mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/06/hersheys-fantstica-fbrica-de-chocolate.html

Dip'n'link. Disponível em: dipnlik.com.br/sobre-nos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page