top of page
  • Foto do escritorLEMA

Mundo competitivo: o mercado espera que você faça mais que só estudar

Escrito por: Dayani Ribeiro

Ao longo da sua formação, você deve ter ouvido por aí que a faculdade não ensina tudo o que você precisa saber, até porque tem muita coisa que a gente só aprende fazendo. E, como vamos ver mais a frente, o mercado espera algo mais dos profissionais de ensino superior recém-formados. Mas, afinal, o que raios você precisa ter para se sobressair? E como você pode aprender se a faculdade não te ensinar?

Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado um aumento significativo da oferta de mão-de-obra qualificada, o que obviamente gerou um aumento considerável na concorrência pelo mercado de trabalho. Além disso, no mundo inteiro, um fenômeno vem crescendo de maneira exponencial, conforme a tecnologia da informação se desenvolve: a globalização. Esses dois fatores mudaram radicalmente o perfil de profissional que o mercado espera e sair da faculdade com apenas um diploma e boas notas está muito longe de ser o suficiente para garantir um emprego. Aliás, isso pode soar um pouco estranho, mas suas notas pouco importam na hora de conseguir uma vaga em grande parte das empresas. Para se destacar não tem jeito, você precisa fazer mais que só estudar.


As habilidades exigidas pelo mercado podem variar de área para área, mas da pesquisa com especialistas de sites influentes neste campo dos negócios, como Exame.com, Valor Econômico e Vagas.com, pudemos listar algumas das competências mais citadas:


O QUE O MERCADO ESPERA DE VOCÊ?

1. Capacidade de solução de problemas

Esta talvez seja uma das competências mais importantes para um profissional. O desenvolvimento dessa capacidade torna o indivíduo mais versátil e capaz de lidar com situações adversas em diferentes áreas. Quem tem essa habilidade acaba tendo maior facilidade para o aprender qualquer coisa e se sair bem em qualquer área.

2. Capacidade de decisão

Podemos traduzir isto como a capacidade de análise dos fatores que envolvem uma situação e a partir disso tomar decisões acertadas. Bons líderes são aqueles que tomam decisões lógicas e conseguem convencer aqueles sob sua liderança que este é o melhor caminho, guiando-os na direção escolhida. Boas análises levam a boas decisões e isso já é mais que meio caminho para o sucesso no mundo dos negócios.

3. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a habilidade do indivíduo em lidar com suas emoções, mantendo a racionalidade e o equilíbrio em situações de crise. Esta capacidade permite que o profissional enxergue melhor o problema e encontre saídas de maneira mais eficiente.

4. Gestão de pessoas

Também muito ligada à liderança, esta é uma habilidade relacionada à motivação, à identificação de habilidades individuais e ao desenvolvimento dos membros da equipe, de forma a mantê-los integrados e engajados nos objetivos organizacionais e, assim, otimizar os resultados alcançados.

5. Negociação

As relações de trabalho exigem a capacidade de negociação constantemente. Esta é uma habilidade de conciliação de interesses, que visa sempre a melhor opção para as partes envolvidas. Com esta competência, conseguir recursos e apoios torna-se uma tarefa muito mais simples.

6. Visão estratégica

Esta é resultado da união das duas primeiras habilidades citadas neste artigo, as capacidades de solução de problemas e a de tomada de decisão. A visão estratégica é uma maneira de prever tendências a partir da análise das condições ambientais em momentos pretéritos e presentes, usando isso para atingir um objetivo a frente.


COMO APRENDER ESSAS HABILIDADES, SE A FACULDADE NÃO TE ENSINA?

Há muitas maneiras de alcançar estes conhecimentos e uma delas é a participação em atividades extracurriculares, como ligas, empresas juniores, diretórios e centros acadêmicos. Na LEMA, por exemplo, essa foi uma pergunta que pairou sobre a equipe que a fundou logo assim que a liga começou a adquirir complexidade e vimos que sabíamos muito pouco, perto de tudo que precisávamos saber. O desejo de sermos profissionais que se destacam e também de criar e manter uma iniciativa inovadora e impactante na Escola de Química (e na UFRJ como um todo) nos fizeram correr atrás de aprendizados que nos levassem até este objetivo. Foi aí então que idealizamos a fase de treinamento e capacitação do Programa Conecte-se (processo seletivo da LEMA, composto pelas fases de dinâmica de grupo e de treinamento e capacitação). Como o próprio nome já diz, a ideia é fazer com que os participantes se conectem com todas as esferas que precisa para se desenvolver: com seus próprios objetivos, com o mercado de trabalho, com contatos profissionais e com oportunidades de experiências que aprimorem sua formação.


Quer saber mais sobre as ferramentas utilizadas nesse processo e como você pode ser beneficiado com elas? Continue lendo este post até o final.

Para conectar todos esses pontos, a fase de treinamento e capacitação do programa possui quatro etapas:

1. Autoconhecimento

Observando as pessoas mais bem-sucedidas, percebemos que a maioria tem algo em comum: eles conhecem bem seus pontos fortes e fracos e têm objetivos de vida bem definidos. Percebemos também que essas metas pessoais estavam bem alinhadas com a organização em que elas trabalham. Então, nós voltamos a nos perguntar: quais são os nossos sonhos? Aonde pretendemos chegar? O que desejamos conquistar? E o que temos feito para chegar lá? Aonde nossas últimas escolhas vão nos levar? Como nosso passado e nossas experiências anteriores influenciam nossas decisões? Como a LEMA pode nos ajudar individualmente? Como cada um de nós pode contribuir para a LEMA?

Para responder a essas perguntas e garantir que todos os membros sejam capazes de manter o foco em seus objetivos e ainda assim cumprir a missão da LEMA, de maneira que todos sejamos capazes de crescer e juntos e alcançar patamares que não alcançaríamos sozinhos, esta etapa de autoconhecimento foi idealizada.

Com base no programa Trilha do Autoconhecimento da Fundação Estudar, nós trabalhamos a motivação e o autoconhecimento, descobrindo os objetivos individuais de cada um e traçando metas para atingi-los coletivamente enquanto cumprimos nosso papel como LEMA.

É nessa etapa que os trainees dão o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Afinal o autocontrole depende do conhecimento dos próprios limites e de como expandi-los.

2. Ferramentas de Gestão

Esta etapa surgiu da necessidade de se garantir a organização da gestão da LEMA, com uma divisão eficiente de tarefas e com processos e atividades diários bem definidos. Assim, os trainees trabalham nesta fase conceitos e ferramentas importantes para cada uma das 5 áreas de gestão da LEMA (marketing, pessoas, finanças, parcerias e projetos), a fim de garantir a prestação de serviço com qualidade cada vez maior, com boas parcerias e administração de recursos da LEMA, de forma que os membros possam se desenvolver ao máximo ao trabalhar pela liga.

Aqui é que são aprendidos conhecimentos básicos de gestão de pessoas, de marketing, de projetos, de finanças e de negociação no trato com nossos parceiros. Os trainees aprovados têm então a oportunidade de aplicar diariamente esses conhecimentos e então aprimorá-los.

3. Gestão estratégica

Aqui, os trainees aprendem a analisar o cenário de uma organização e tudo o que o envolve, a fim de diagnosticar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas e então traçar o caminho que o levará até o objetivo final. O uso adequado de ferramentas amplamente abordadas na área de administração, como a matriz SWOT, as forças de Porter, o método SMART e a matriz GUT, dentre outras, é o ponto principal desta etapa.

4. Desenvolvimento de projeto

Para praticar tudo o que foi aprendido e ainda estimular os trainees a resolverem problemas por conta própria, tomando decisões que podem impactar toda a equipe e o resultado final, os trainees são levados ao desenvolvimento de um projeto, que é a organização de um evento. Aqui os participantes veem o que é trabalhar de verdade, entrar em contato com parceiros e assumir a responsabilidade de prestar um bom serviço ao público.

A partir de toda essa capacitação, os trainees que ingressarem efetivamente na LEMA terão a oportunidade de desenvolver qualquer outra capacidade que julgarem pertinente e que contribuam para o crescimento da liga, por meio do desenvolvimento de novos projetos. Uma vez que todos os membros têm ampla liberdade de sugerir novas ideias, a evolução da LEMA passa a ser sua própria evolução.


Legal, né? Então, se quiser desenvolver tudo isso e achar que área de alimentos é uma boa para você, se inscreve aí no Programa Conecte-se e vem com a LEMA explorar novos conhecimentos! O programa é parte do nosso processo seletivo e está com as inscrições abertas até o dia 19/01 ;).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page