top of page
  • Foto do escritorLEMA

Liderança no dia a dia

Escrito por: Dayanandra Pereira | Publicado originalmente em: 18.11.2017

Em agosto desse ano aconteceu o Circuito de Liderança da LEMA com palestras incríveis com Fábio Stumpf (coaching de liderança), Cello Camolese (co-fundador da Vezpa, 00 e Devassa) e Verônica Maranhão (consultadora em desenvolvimento humano e coaching).

No Circuito ficou claro que... Um bom líder é a chave do sucesso de qualquer equipe. A mensagem passada para os participantes foi a importância da liderança, seja no trabalho, faculdade, organizações e em outras atividades. Se você perdeu ou quer relembrar #VemComaLEMA desenvolver o líder em você no dia a dia.

Liderança é entendida como a percepção do grupo em relação ao líder, que consegue influenciar, persuadir e argumentar sobre pessoas. Isto é, a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum, ela ocorre com um fenômeno social. (HUNTER, 2004, p.25)


As pessoas tem personalidades diferentes, por isso a liderança exercida também pode variar. Na literatura é possível encontrar diversos tipos de líderes, são eles:

O autoritário: segue de forma rigorosa as regras pré-estabelecidas para atingir a meta estabelecida

O liberal: as pessoas são livres para exercerem suas funções

O visionário: diretamente relacionado com a percepção de oportunidades e o espírito empreendedor

O democrático: todos os liderados fazem parte das decisões importantes

O situacional: aquele que desenvolve os mais diferentes tipos de acordo com a situação do projeto

O motivador: busca atingir os objetivos atuando no emocional das pessoas

E outros...


A verdade é que a liderança é um processo contínuo de influenciar as pessoas ao redor. Muitos autores comentam da importância da liderança 360º, isto é, ir além do trabalho/faculdade/atividades extras e começar a liderar sua vida para então liderar pessoas. Dizem os bons que o verdadeiro líder é aquele que forma outros líderes.


Mas como fazer isso?

Para aplicar no dia a dia é preciso ser o exemplo tendo (auto)conhecimento, determinação, otimismo e auto confiança. Se você não tem todos os requisitos, respira fundo! O principal é você se conhecer e determinar as metas para chegar ao destino final e trabalhar para atingir as outras características.

Depois disso é “fácil”... Deve-se perceber as oportunidades na área, estabelecer o objetivo, planejar, conhecer os possíveis erros e formar uma equipe (ou as pessoas próximas a você) para atingir um objetivo já estabelecido.


É só isso? Não! A principal diferença entre líder e chefe é o cuidado. Como? Estimulando a melhoria contínua com a motivação constante das pessoas.


Lembre-se (em qualquer situação da sua vida) ser líder é influenciar as pessoas ao redor para a melhoria contínua. Até o próximo post!


Referências bibliográficas

ÁVILA, L. V. STECCA, J. P. Gestão de pessoas. Disponível em: <http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos_cooperativismo/terceira_etapa/arte_gestao_pessoas.pdf>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page